terça-feira, 25 de junho de 2024

Parque da Cascata segue com obras de revitalização em ritmo acelerado

Em breve sete-lagoanos e turistas terão de volta seu maior espaço de lazer em meio à natureza

Prefeito Duílio de Castro e vice-prefeito Dr. Euro de Andrade visitaram o parque para vistoriar o projeto de revitalização

Logo na entrada a faixa indica: em breve os sete-lagoanos e turistas terão de volta um dos lugares mais belos de Minas Gerais em meio à natureza. A sinalização comprova que as obras de revitalização do Parque da Cascata, localizado na Serra de Santa Helena, está com obras de revitalização em ritmo acelerado. Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, o prefeito Duílio de Castro e o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade conferiram de perto o adiantado avanço do projeto que contempla todos os espaços e vai criar novas áreas de lazer e esporte.

As obras foram iniciadas há aproximadamente 45 dias pela Codesel que também é responsável pela capina e limpeza do espaço. “Este projeto de revitalização segue um plano para, literalmente, transformar o Parque da Cascata sem perder sua riqueza ambiental. Em breve vamos entrar este importante ponto turístico para visitantes de Sete Lagoas e de outros municípios do Brasil e do mundo”, comentou o prefeito.

Sete Lagoas é uma cidade privilegiada por ter uma área com uma vegetação rica de 195 hectares em local tão atrativo. O Parque da Cascata merece atenção especial da administração municipal. “O local já tem uma estrutura formidável, mas ela estava totalmente deteriorada. Este projeto de revitalização faz parte de nosso plano de transforma Sete Lagoas em uma cidade realmente turística. Integram este plano para a Serra de Santa Helena, a rampa de voo livre e o deck panorâmico”, explicou o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.

Segundo a arquiteta paisagista responsável pelo projeto, a reforma privilegia a contemplação da natureza e a prática de esportes ao ar livre. “Com isso, exploramos tanto às áreas de lazer como as de práticas esportivas. Trabalhamos mobiliários diferentes e o paisagismo de todo parque”, esclarece Tatiana Carneiro.  As estruturas dos imóveis também estão sendo pensadas para receber bem os visitantes. “O projeto prevê lojas de souvenir, lanchonete, sorveterias e banheiros para atender famílias e os esportistas”, completou a arquiteta.

De acordo com a direção da Codesel a expectativa é que a primeira etapa da reforma seja entregue até o fim de junho. “Neste momento, estamos com uma equipe de vinte trabalhadores. Uma obra pensada para dar mais acessibilidade às pessoas e fomentar o turismo da cidade”, comentou Valéria Pereira da Costa Silva, diretora presidente da Codesel. “A primeira etapa vamos entregar ainda no próximo mês e o restante vamos desenvolver entre agosto e setembro”, confirmou Carlos Eduardo Fernandes Figueiredo, diretor operacional da companhia.

Em paralelo, um edital de licitação está sendo elaborado para que a iniciativa privada assuma a direção do parque. A ideia é que o espaço também possa receber eventos diversos conciliando lazer, turismo, esporte e conservação.

Ascom Prefeitura de Sete Lagoas