terça-feira, 25 de junho de 2024

Cada segmento, uma jornada. Qual é o seu mercado?

Por Rúvia Donátila

Cada segmento de produto ou serviço possui uma dinâmica única, moldada por fatores como hábitos de consumo, perfil do público, canais de venda e tendências do mercado. Ignorar essas particularidades e tentar replicar modelos de sucesso de outras áreas pode ser um caminho para o fracasso.

Compreender o público é fundamental!

O ponto de partida para entender a jornada do cliente em cada segmento é um profundo conhecimento do público-alvo. É preciso mapear seus hábitos de consumo, suas necessidades, seus desejos e suas expectativas para obter ideias valiosas sobre o comportamento do seu cliente.

Com base neste conhecimento é possível traçar um mapa detalhado da jornada do cliente em seu segmento.

O mercado está cada vez mais competitivo, a personalização é sim “a chave” para se destacar da concorrência. É fundamental acompanhar as tendências e adaptar a jornada do cliente de forma constante, como identificar novas oportunidades de personalização e otimização da experiência.

O sol (ou seria a lua?) brilha para todos. Mas o sucesso depende da capacidade da sua marca entender as nuances – as camadas – do seu mercado e oferecer uma experiência personalizada e relevante para o seu público-alvo.