sábado, 22 de junho de 2024

Sete Lagoas inicia Semana do Meio Ambiente com programação variada

Eventos educativos e sustentáveis marcam comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Lagoa Boa Vista Foto: Roberta Lanza

Sete Lagoas se prepara vivenciar uma série de eventos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades começam na próxima segunda-feira (3), com uma programação que inclui plantio de mudas, oficinas, blitz educativa e visitas, destacando-se o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis.

A abertura das atividades ocorrerá na Escola Municipal Nádia Lúcia, com uma exposição de desenhos sobre emergências climáticas, entrega do sabão solidário produzido a partir de óleo de cozinha residual coletado pelos alunos, plantio de mudas de árvores e oficinas do Centro de Controle de Zoonoses sobre cuidados com animais domésticos. Também será encerrada a campanha de doação de ração, destinada à Aspa 7.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis também será desenvolvido na Escola Municipal Professor Edson Abreu. A programação inclui ainda o plantio de mudas na avenida Vila Lobos e na orla da Lagoa da Boa Vista, com a participação de estudantes de outras escolas. Está prevista uma caminhada até a Serra de Santa Helena, promovida pelo Colégio Promove, e oficinas sobre fauna silvestre realizadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas escolas Professor Edson Abreu e Nádia Lúcia, abordando o tema “Pássaros Livres”.

Além dos eventos da Semana do Meio Ambiente, a cidade participa de programas contínuos de educação ambiental, como o Programa de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que capacita gestores e educadores para abordar cidadania, meio ambiente e sustentabilidade com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Programação da Semana do Meio Ambiente 2024:

– 03/06 (8h às 11h): Programa Jovens Mineiros Sustentáveis na E. M. Nádia Lúcia Ferreira Alves.

– 04/06 (13h30 às 16h30): Programa Jovens Mineiros Sustentáveis na E. M. Professor Edson Abreu.

– 05/06 (9h): Plantio de mudas na Av. Vila Lobos com alunos do Colégio Caetano.

– 05/06 (Manhã e tarde): Blitz educativa na orla da Lagoa da Boa Vista com alunos da E. M. Luzia Barbosa.

– 05/06 (7h): Caminhada do Colégio Promove até a Serra de Santa Helena, com concentração na Praça São Pedro.

– 06/06 (9h): Plantio de mudas na orla da Lagoa da Boa Vista com alunos da E. M. Luzia Barbosa.

– 07/06 (9h): Plantio de mudas na Av. Vila Lobos com alunos do Projeto Criar SESC/Sete Lagoas.

– 26 e 27/06: Oficinas do IEF nas escolas Professor Edson Abreu e Nádia Lúcia com o tema “Pássaros Livres”.