segunda-feira, 15 de julho de 2024

Defesa Civil alerta: temperaturas podem chegar a 40 graus em MG

Sem previsão de chuvas, Sete Lagoas terá fim de semana sob alerta de onda de calor e baixa umidade relativa do ar emitido pelo INMET

Depois de algumas semanas de chuva e trovoadas, ondas de calor devem atingir Sete Lagoas a partir deste fim de semana. Na sexta-feira, 10, a máxima é de 34ºC e a mínima é de 18ºC. No sábado, 11, a temperatura começa a subir podendo atingir máxima de 35ºC e mínima de 20ºC. No domingo, 12, a máxima é de 36ºC e mínima de 22ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), lançou um alerta para onda de calor até o fim desta sexta-feira. Com probabilidade zero para chuvas e apenas 4% de cobertura de nuvens, o primeiro dia do fim de semana será de calor intenso. O índice UV chega a categoria 13, considerado nada saudável. Durante a tarde, a umidade relativa do ar não deve passar dos 27%, o que coloca as autoridades também sob alerta. Durante a noite, as previsões seguem as mesmas: sem chance de chuvas e temperatura elevada, podendo chegar aos 21ºC.

No sábado, a temperatura começa a aumentar gradativamente e o índice UV segue na categoria 13. A cobertura de nuvens fica em 13% e os ventos devem chegar a 9 km/h em direção Leste (E). A probabilidade de chuva ainda é zero. A umidade relativa do ar deve ficar entre 25% e 37%. À noite, a temperatura pode chegar a 22ºC e a umidade relativa do ar pode ficar em 46%.

O domingo deve ser o dia mais quente do fim de semana, com 36ºC. A cobertura de nuvens fica em 24% e o índice UV na categoria 12. Sem probabilidade de chuvas, a umidade relativa do ar deve ficar entre 25% e 38%. A noite também será a mais quente do fim de semana. Com a umidade relativa do ar em 44%, a temperatura pode chegar a 22ºC e ventos a 7km/h em direção Leste e Sudeste (ESE).

Fonte: AccuWeather

Confira alerta da Defesa Civil: