quarta-feira, 24 de abril de 2024

Conheça mais sobre Curvelo

Foto: Ache Tudo e Região

Curvelo é um município do estado de Minas Gerais com área territorial de 3.296,200 km². Sua população estimada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) é de 80.665 habitantes. As pessoas que nascem em Curvelo são chamadas de curvelano.

Por volta de 1700, baianos e paulistas, dentre outros desbravadores, subindo ou descendo os rios São Francisco e Guaicuí em busca de ouro e outras pedras preciosas, tinham como pouso as margens do ribeirão Santo Antônio. Alguns decidiram ficar nestas paragens e, em torno da humilde capela, deram início ao núcleo populacional.

Baiano nascido em Rio Real, Padre Antônio Corvelo de Ávila, cujo nome, passaria a designar a localidade, foi um desses viajantes que parou nas redondezas. Em 1714 a região do atual município de Curvelo, até então juridicamente vinculada à Capitania de Porto Seguro (que mais tarde seria incorporada pela capitania da Bahia), passa a subordinar-se à Comarca de Sabará, por sua vez pertencente à recém-criada capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Em 16 de março de 1720, poucos meses antes da criação da capitania de Minas Gerais, cria-se a freguesia com o nome de Santo Antônio da Estrada e o Padre Antônio de Ávila Curvelo, oriundo do que é hoje Matias Cardoso mas já residente no lugarejo, é seu primeiro vigário. O nome do município é, portanto, um antropotopônimo.

Depois de existir como arraial e distrito, designado por outras denominações, Curvelo se desmembrou de Sabará e se tornou município autônomo em 1831. Em 1832 houve a ereção do Pelourinho, símbolo da autonomia do poder, e, em 1875, a sede da comuna, até então vila, elevou-se à categoria de cidade. O município se destacou durante longos anos na cotonicultura, sendo considerada a “terra do ouro branco”. Sua próspera indústria recebeu um prêmio internacional na Itália, em Turim, no ano de 1911. Teve e ainda tem grande evidência em outros setores, como agropecuária, educação, comércio, serviços, cultura e saúde.

É a cidade-mãe de muitos distritos hoje emancipados, tais como Morro da Garça, Inimutaba, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama[3]. É também o berço de uma das mais elegantes facas brasileiras, denominada “Curvelana” e que teria surgido por volta de 1880-90, há pesquisadores que sujerem que a Curvelana descende dos “Sax” europeus, e há que diga também que foi feita pelos artesãos cuteleiros orientais. O formato aceito como definidor de uma Curvelana inclui uma ponta bastante alinhada com o eixo central da lâmina, embora nem tanto alinhado com o dorso da mesma. Outra característica do formato é que esta ponta é obtida por meio de um corte na região próxima da ponta da lâmina (cliping, ou “spey”), corte feito no dorso.

Prefeito Luiz Paulo

Quadro político
Prefeito Luiz Paulo
Vice-Prefeito Dr Gustavo
O atual prefeito é Luiz Paulo Gloria Guimaraes (PP) e o vice Gustavo Nascimento (PP). Os vereadores eleitos no último processo eleitoral (2020) foram: Gustavo Neves (Republicanos), Daniel Araújo (PV), Dorileia da Saúde (PSD), Jessé Teixeira (PSB), Elias Trindade (PSB), Jaleco (PROS), Duartinho (PROS), Dr Hugo (PP), Douglas Veríssimo (PL), Emerson do Mototáxi (PDT), Solange da Saúde (MDB), Humberto da Lubricenter (DEM), Cássio de Matos (DEM), Vânia da Ponte Nova, (DEM) e Leonardo Gatita (Cidadania).

Trabalho e média salarial
Em 2021, o salário médio mensal era de 1.8 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 24.4%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 265 de 853 e 108 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 3288 de 5570 e 914 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 34.1% da população nessas condições, o que o colocava na posição 573 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 3748 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Meio-ambiente
Apresenta 82.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 58.7% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 6.4% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 177 de 853, 485 de 853 e 640 de 853, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 836 de 5570, 3752 de 5570 e 3229 de 5570, respectivamente.

Alguns atrativos
Cine Teatro Virgínia
O Cine-Teatro Virgínia, tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, revela-se importante peça na construção da História cultural de Curvelo. Atualmente serve de palco para várias celebrações. É um espaço que tem como propósito a divulgação e disseminação da cultura, sendo o único local do Município e região a apresentar a estrutura de grandes dimensões e características estéticas para receber espetáculos e eventos de destaque. O bem é patrimônio de alta relevância no sentido em que representa uma referência, tanto cultural como especial, para os curvelanos.

Foto: Turismo Minas Gerais

Lapa de Quatro Bocas
Com estrutura geológica bem singular e com uma extensão acima da média, a Lapa de Quatro Bocas é subdivida em dois níveis. Como toda caverna, ela é formada pela ação das águas ao longo do tempo.

Foto: Turismo Minas Gerais

Centro Cultural da Praça da Estação
O prédio principal, antiga Estação Ferroviária tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, hoje Centro Cultural de Curvelo, é datado de 1904 e se encontra localizado na Praça Central do Brasil “Engenheiro Eliseu Resende”. Nele hoje funciona não só uma Sala Multimeios, destinada a promoções e eventos culturais, junto ao Foyer, como também uma Biblioteca Infantil e o Museu da Cidade. Diversas atividades culturais são realizadas neste espaço, desde produções da própria Secretaria Municipal de Cultura, como também promoções através de Leis de Incentivo, até outras de setores que apoiam a cultura.

Foto: Circuito Guimarães Rosa


Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/Curvelo, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/curvelo/historico,
https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/2020/12/31/prefeito-e-vereadores-de-curvelo-tomam-posse-veja-lista-de-eleitos.ghtml,
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/curvelo/panorama, https://circuitoguimaraesrosa.com.br/municipios/curvelo e https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/curvelo

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3