quarta-feira, 17 de abril de 2024

Conheça mais sobre Cachoeira da Prata

Foto: Portal Férias

Cachoeira da Prata é um município do estado de Minas Gerais com área territorial de 61,381 km². Sua população estimada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) é de 3.693 habitantes. As pessoas que nascem em Cachoeira da Prata são chamadas de cachoeirense. Estando próxima de Sete Lagoas, famosa por seu subsolo de calcário e arenoso, Cachoeira da Prata destaca-se pela extração de areia para a construção civil.

Provavelmente o território de Cachoeira da Prata era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil, possivelmente a região foi ocupada, até o século XVI, por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê. Cachoeira dos Macacos foi o primeiro nome desta cidade, por estar às margens do Ribeirão dos Macacos.

Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, onde corria um córrego de bastante volume de água, no qual existia uma cachoeira com potencial para gerar a força motriz necessária para a movimentação de uma fábrica de tecidos. Compraram o terreno, que era até então inexplorado e se transferiram para lá juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, dando início a uma nova cidade.

A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização próximo aos grandes centros urbanos, foram fatores determinantes da implantação da fábrica e, consequentemente, da ocupação do território. O primitivo nome de Cachoeira dos Macacos, origina-se do fato de haver uma pequena cachoeira no Ribeirão Macacos, no centro da localidade. Em 31 de dezembro de 1975, por decreto estadual, o nome foi alterado para Cachoeira da Prata.

Prefeito Clecinho

Quadro político
Prefeito Clecinho
Vice-Prefeito Zezinho de Hugo
O atual prefeito é Clecio Goncalves da Silva (Republicanos) e o vice Jose Antonio Ferreira Franca (PTB). Os vereadores eleitos no último processo eleitoral (2020) foram: Gabriel Motoboy (Republicanos), Maryane Almeida (Republicanos), Gege (PTB), Leonel Policial (PTB), Nilson Padeiro (PP), Renatinho Restelli (PP), Enio Bertolino (PMN), Adim (MDB) e Luciana Carvalho ((MDB).

Trabalho e média salarial
Em 2021, o salário médio mensal era de 1.5 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 15.7%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 682 de 853 e 309 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 5029 de 5570 e 2092 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 31.2% da população nessas condições, o que o colocava na posição 721 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 4450 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Meio-ambiente
Apresenta 96.2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 28.6% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 7.2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 17 de 853, 728 de 853 e 627 de 853, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 142 de 5570, 4881 de 5570 e 3118 de 5570, respectivamente.

Alguns atrativos
Orla da Represa
Assim que chega a Cachoeira da Prata, o visitante pode fazer uma caminhada pela orla que fica em parte do Rio Macacos. No espaço tem uma academia ao ar livre, onde as pessoas aproveitam para fazer ginástica e apreciar a natureza. A orla da represa é onde acontece a feirinha de artesanato e gastronomia de Cachoeira da Prata. O evento é realizado em um domingo por mês e conta com atrações musicais e brinquedos para as crianças.

Foto: Circuito das Grutas

Represa Doutor Geraldo Azevedo da Rocha
A Represa, principal atrativo turístico da cidade, foi construída no ano de 1905 e iniciou um ciclo de transformações tecnológicas na antiga Cachoeira do Macacos com a instalação de iluminação elétrica, um dos primeiros aparelhos de telefonia do Estado, estradas de rodagem e veículos automobilísticos. O empreendimento, que passou por uma revitalização após sofrer impactos com uma forte chuva na região, fica localizado na área central da cidade. Na represa, o visitante pode registrar as mais belas fotos para guardar Cachoeira da Prata para sempre em suas lembranças. Não tem quem passe pela cidade que não faz uma paradinha para registrar a visita no município.

Foto: Circuito das Grutas

Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/Cachoeira_da_Prata, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/cachoeira-da-prata/historico,
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/01/01/prefeito-e-vereadores-de-cachoeira-da-prata-tomam-posse-veja-lista-de-eleitos.ghtml,
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/cachoeira-da-prata/panorama e https://circuitodasgrutas.com.br/cachoeira-da-prata/

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3