domingo, 23 de junho de 2024

Conheça mais sobre Araçaí

Foto: Prefeitura Municipal

Araçaí é um município do estado de Minas Gerais com área territorial de 187,538 km². Sua população estimada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) é de 2.181 habitantes. As pessoas que nascem em Araçaí são chamados de araçaiense. O município foi muito visitado pelo escritor mineiro João Guimarães Rosa e, por isso, faz parte do circuito turístico Guimarães Rosa.

A origem do nome Araçaí tem ligação com a língua indígena (araca-g-i) e significa o “rio dos araças” ou, simplesmente, “araça”, nome de um fruto silvestre semelhante a goiaba, mas de tamanho menor. Sua história está ligada ao casal Sr. Francisco José Pereira da Rocha e Srª. Cândida Maria de Jesus, acompanhados de seu filho Francisco José Pereira da Rocha, que tinha apenas três anos de idade,originários de Jequitibá, hoje município limítrofe de Araçaí.

Na segunda metade do século XIX, no ano de 1872, o Sr Francisco José Pereira da Rocha adquiriu uma sesmaria, quando ainda era imperador do Brasil, D. Pedro II e aqui, com sua família deu início a um povoado, fundando a fazenda Paraíso. A princípio esta propriedade cultivava alguns cereais e mantinha um rebanho de bois. Dado o fluxo relativamente grande de tropeiros de gado da região, que levavam rebanho para diversas localidades do interior do estado, a fazenda se transformou em ponto de pouso para estes viajantes.

Em 1903, foi inaugurada a estação que daria nome a cidade de Araçaí. Os construtores da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB) ainda não sabiam como chamá-la. Após debaterem por algum tempo, decidiram nomeá-la como Estação-Araçá. A escolha se deve a uma pequena árvore frutífera então abundante na região que produz um fruto semelhante a goiaba, o araçá.

Consolidou-se o arraial após a construção da linha da EFCB, dando-se ao lugar o nome de Araçá, imaginado pelo engenheiro encarregado dos trabalhos da ferrovia. Em 1911, por sugestão do coronel Caetano Mascarenhas, Dr. Teófilo Ferreira do Nascimento e João de Paula Moura, alterou-se o nome da região para Araçaí. A razão da mudança do nome se deve ao fato de que muitas correspondências endereçadas a Araçá eram extraviadas para uma outra região que também se chamava Araçá, localizada próximo a Matozinhos, ou até mesmo para Araxá.

Prefeito Márcio Kalú

Quadro político
Prefeito Márcio Kalú
Vice-Prefeito Renato Alves
O atual prefeito é Marcio (Kalú) Gonzaga Dias de Oliveira (DEM) e o vice Renato Alves Batista (Avante). Os vereadores eleitos no último processo eleitoral (2020) foram: Jerrinho (PTB), Virgílio Santana (PTB), Edmar do Preto (PSDB), César do Vale das Palmeiras (PSD), Antonio Aguiar (PSD), Lucas Boi (Podemos), Leo do Maneco (DEM), Gabi (Avante) e Iander (Avante).

Trabalho e média salarial
Em 2021, o salário médio mensal era de 2 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 18.5%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 143 de 853 e 221 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 2168 de 5570 e 1586 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 33.9% da população nessas condições, o que o colocava na posição 586 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 3794 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Meio-ambiente
Apresenta 53.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 96.8% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 4.6% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 531 de 853, 13 de 853 e 680 de 853, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 2095 de 5570, 603 de 5570 e 3563 de 5570, respectivamente.

Alguns atrativos
Morro do Cruzeiro
O Morro do Cruzeiro é um dos pontos mais altos da cidade, apresenta um belo pôr do sol admirado e fotografado por todos. A religião está intimamente ligada à peregrinação ao alto do morro. Um forte apelo de fé e religiosidade observa-se na construção da imensa cruz de madeira posicionada no cume do morro de onde pode ser avistada a partir das regiões do entorno.

Foto: Circuito Guimarães Rosa

Estância Veredas
Lagoa com 640m de diâmetro e 2.500 metros quadrados, cercada por árvores, que dá um charme ao local e muita sombra. É propícia para nadar. Oferece serviços de bar e restaurante. Os frequentadores podem levar comida e bebidas. No entorno da lagoa há vários quiosques individuais, local para camping, quadra de vôlei, mesa de sinuca e totó. Infraestrutura de banheiros e chuveiros.

Foto: Circuito Guimarães Rosa

Fontes:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ara%C3%A7a%C3%AD, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/aracai/historico, https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/01/01/prefeito-e-vereadores-de-aracai-tomam-posse-veja-lista-de-eleitos.ghtml, https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/aracai/panorama e https://circuitoguimaraesrosa.com.br/municipios/aracai