quarta-feira, 17 de abril de 2024

4ª edição do Trilhas de Futuro está com inscrições abertas para diversos cursos

A Escola Técnica Municipal, Senai e Senac são algumas das instituições credenciadas em Sete Lagoas

A 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro. O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Para se inscrever, basta acessar o site do Trilhas de Futuro.

Antes de se inscrever, é importante que o candidato leia com atenção a resolução disponível na página para, só então, prosseguir com a inscrição. Qualquer pessoa pode se inscrever, mas alunos que ainda estão no ensino médio precisam estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024.

Nesta edição, em Sete Lagoas, serão oferecidos vários cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em oito instituições de ensino da cidade, entre elas, a Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep), mantida pela Prefeitura, com aulas ministradas na ETMSL. Além delas, Senai e Senac também estão na lista de instituições credenciadas.

Confira as instituições de ensino locais participantes e os cursos disponíveis em cada uma delas:

  • Fumep: Edificações, Administração, Enfermagem, Eletrotécnica, Química, Metalurgia, Meio Ambiente e Eletrônica.
  • Senai: Informática para Internet, Instrumentação Industrial, Administração, Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Automação Industrial, Eletrotécnica e Química.
  • Senac: Informática, Administração, Logística e Contabilidade.
  • Grau Técnico: Administração, Enfermagem e Radiologia.
  • Colégio Promove: Logística, Recursos Humanos e Marketing.
  • Tecsete: Cuidador de Idosos, Farmácia, Dependência Química, Podologia, Nutrição e Dietética, Prótese Dentária, Recursos Humanos e Enfermagem.
  • Santa Maria: Enfermagem e Segurança do Trabalho.
  • Cefap: Enfermagem.

Vagas
Para esta edição, foram disponibilizadas 50 mil vagas em todo o estado de Minas Gerais, em diversos cursos. É fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com cada instituição, tendo em vista que os cursos são presenciais. Foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios e com 89 cursos distintos. Buscando facilitar ainda mais a formação, haverá uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição, com a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.

Mercado de trabalho
Além de oferecer os cursos profissionalizantes, há ainda uma ajuda aos egressos para adentrarem no mercado de trabalho ao concluir a formação, por meio do Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. “O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro”, avalia o presidente da Fumep, Cláudio Henrique Nacif.

As turmas começam em fevereiro e o processo de inscrição ocorre via formulário eletrônico.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3