segunda-feira, 22 de julho de 2024

Vem aí a 1ª Mostra de Cinema de Curvelo com programação gratuita

1ª Mostra de Cinema de Curvelo oferece atividades sobre a história da sétima arte em Minas Gerais e técnicas no set de filmagem; inscrições gratuitas vão até 31 de março pelo link linktr.ee/mostradecinemasertaogente.

Nos dias 06 e 07 de abril, a cidade de Curvelo (na região Central de Minas, a 170 km da capital) sediará a sua primeira mostra de cinema. A “SerTão Gente!” transformará a Praça Central do Brasil em uma sala de cinema ao ar livre onde serão exibidos filmes nos formatos de longa e curta-metragens. Além das projeções, a programação gratuita vai oferecer minicurso e oficina presenciais sobre a sétima arte. Os interessados em participar das aulas têm até o dia 31 de março para se inscreverem através do link linktr.ee/mostradecinemasertaogente. Todas as informações sobre a 1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!” podem ser acessadas no perfil no evento no Instagram, @mostradecinemasertaogente.

O minicurso “A História do Cinema em Minas Gerais” será conduzido pelo mestre em Comunicação pela UFMG, Marcelo Miranda, profissional experiente no jornalismo e na crítica de cinema. Miranda, que assina a curadoria da Mostra “SerTão Gente!”, trabalha há 20 anos com cinema e jornalismo especializado, tendo atuado em diversos eventos audiovisuais, como a Mostra de Cinema de Tiradentes (2013-2023); a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (CineBH, 2016-2023); a Mostra Cinema de Vitória da Conquista (2014-2019/2023); a Pachamama (2015-2020), no Acre; o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte (2007-2013); o Festival de Brasília (2010) e a Mostra Minas Gerais em Dez Décadas (2023), em Belo Horizonte. “No minicurso, serão abordados detalhes das primeiras manifestações de cinema em Minas Gerais, ainda no fim do século 19; o desenvolvimento do audiovisual no estado ao longo das décadas; e o cenário contemporâneo de produção”, detalha Miranda.

O jornalista Marcelo Miranda, curador da Mostra. Foto: Assessoria

Já a oficina “Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem” contará com os trabalhos do diretor de cinema Rodrigo Brant, que também é o responsável pela coordenação técnica da “Mostra SerTão Gente!”. Brant acumula a experiência de coordenador técnico e na produção local do Festival de Cinema de Trancoso (2018-2023), Bahia, e de instrutor audiovisual. A habilidade em transmitir conhecimentos nessa área vem de experiências na Associação Despertar Trancoso (Projeto ABRINQ, 2018-2023), no SESC Baianão (2021), ambos em Porto Seguro (BA), e na Fundação Municipal de Cultura e Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte ( 2007 e 2008). Brant adianta que oficina será uma forma de repassar conhecimentos práticos sobre gravação no set, encorajando os participantes a aplicar técnicas de filmagem, roteiro e direção adquiridas na oficina em seus próprios projetos ou carreiras no cinema.

O minicurso “A história do cinema em Minas Gerais”, com Marcelo Miranda, será realizado no dia 06 de abril (sábado), e a oficina “Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem”, com Rodrigo Brant, está marcada para o dia 07 de abril (domingo). Ambas as atividades são presenciais e vão ocorrer das 13h às 15h, em local a ser definido pela produção do evento. Cada uma delas oferece 20 vagas.

A 1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!” é idealizada e realizada pela produtora cultural Wal Rocha, com recursos do Ministério da Cultura via Edital de Chamamento Público para o Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo em Curvelo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curvelo. O projeto marca a estreia do município no circuito mineiro de mostras e festivais, celebrando e valorizando a cultura de Minas Gerais.

1ª Mostra de Cinema de Curvelo “SerTão Gente!”

Programação gratuita.

Sessões: 06 e 07 de abril, a partir das 19h.
Local: Praça Central do Brasil (Praça da Estação), Curvelo/MG

Minicurso: A história do cinema em Minas Gerais, com Marcelo Miranda, 06/04, às 13h

Oficina: Conhecimentos práticos sobre um set de filmagem, com Rodrigo Brant, 07/04, às 13h

Inscrições: até 31/03, através do link linktr.ee/mostradecinemasertaogente

Informações: (38) 99957-2902 | @mostradecinemasertaogente

Realização: Wal Rocha, com recursos do Ministério da Cultura via Edital de Chamamento Público para o Audiovisual, da Lei Paulo Gustavo em Curvelo

Apoio: Prefeitura Municipal de Curvelo