quarta-feira, 17 de abril de 2024

Secretaria Municipal de Educação de Diamantina realiza concurso literário em homenagem ao centenário de Dr. José Aristeu

O médico é o profissional da área de mais idade em exercício no Brasil e recebeu um decreto municipal em comemoração ao seu aniversário

Foto: Santa Casa de Caridade de Diamantina / Facebook

A Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina, está realizando o concurso literário em homenagem ao Dr. José Aristeu, médico de mais idade em exercício no Brasil.

O concurso tem o objetivo de reconhecer e valorizar as contribuições profissionais e humanas de José Aristeu, além de comemorar seus 100 anos de idade e 74 de carreira. Avaliados por uma comissão julgadora, os textos selecionados serão divulgados nos canais de comunicação da prefeitura.

Os textos submetidos devem pertencer ao gênero literário, podendo recorrer ao uso da intertextualidade, contemplando o tema “A História da vida de Dr. José Aristeu. São três categorias concorrentes, sendo:1 – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 2 – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3 – 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Os resultados serão divulgados nesta quinta-feira, 30. O primeiro lugar das três categorias receberá uma bicicleta como prêmio.

Em outubro deste ano foi oficialmente decretado através do Decreto n°530, de 10 de outubro de 2023, o mês de comemoração ao centenário do Dr. José Aristeu de Andrade. Nascido em 28 de outubro de 1923, Dr. José Aristeu formou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1949. Iniciou sua atividade profissional na Santa Casa de Diamantina em 1951 como clínico, ginecologista e obstetra, onde, ainda hoje, empresta seu conhecimento de modo voluntário. Também foi Provedor e Diretor em diversos períodos.

Ex-professor do Colégio Diamantinense e da Faculdade Federal de Odontologia de
Diamantina na pasta de filosofia, em 2001 foi admitido como membro titular da Academia Mineira de Medicina, onde ocupa a cadeira de número 66. Atualmente é o médico de mais idade em exercício no Brasil.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3