quarta-feira, 17 de abril de 2024

Saiba como cuidar da saúde mental após a morte de uma pessoa querida

Pax de Minas dá dicas e ensina estratégias para lidar com momento delicado

A morte de um ente querido é uma experiência traumática que pode afetar profundamente a saúde mental de qualquer pessoa. Esse é um momento extremamente delicado e particular, cada pessoa lida com os sentimentos de uma forma. Por isso, não há uma unanimidade para dizer como cuidar da saúde mental nesses tempos difíceis.

É comum sentir uma variedade de emoções, como tristeza, raiva, culpa, medo e desespero. Esses sentimentos podem ser intensos e duradouros, e podem dificultar a realização até das atividades cotidianas consideradas mais simples. Por isso, é necessário lembrar que o luto é um processo natural, e que cada pessoa o vivencia de forma diferente. Não existe um tempo certo para superar a perda, e é importante respeitar o seu próprio tempo e ritmo.

No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a cuidar da saúde mental durante o luto. A seguir, abordaremos algumas delas:

Reconhecer e aceitar as emoções

O primeiro passo para entender como cuidar da saúde mental é reconhecer e aceitar as emoções que você está sentindo. Passar por um turbilhão de emoções nesse período é comum. Por isso,  não tente reprimir essas emoções, pois isso pode piorar as coisas.

Dê espaço para si mesmo para sentir e aceitar o que está sentindo. Chorar, gritar ou conversar com alguém sobre o que está passando pode ajudar a aliviar a dor.

Buscar grupos de apoio

Falar com outras pessoas que estão passando pela mesma situação pode ser muito útil. Os grupos de apoio oferecem um espaço seguro para compartilhar suas experiências e sentimentos com pessoas que entendem o que você está passando. Existem diversos grupos de apoio disponíveis para pessoas que estão enlutadas. O Memorial Pax de Minas, por exemplo, oferece um grupo de apoio gratuito para pessoas que perderam um ente querido.

Se você precisa de um lugar seguro para desabafar e suportar a dor de perder uma pessoa querida e importante, conheça o Grupo Palavras de conforto.

Dialogar sobre os sentimentos com a família

Conversar com a família e amigos sobre o que você está passando também pode ser muito importante. Essas pessoas mais próximas podem oferecer apoio e compreensão, além de ajudá-lo a se sentir menos sozinho.

É fundamental encontrar pessoas com quem você se sinta confortável para falar sobre seus sentimentos. Caso não haja abertura familiar para falar sobre o tema ou confiança para conversar com amigos, considere buscar ajuda profissional.

Entender o momento adequado para buscar ajuda psicológica

Quando a pessoa em luto sente que não está conseguindo lidar com o momento, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender e lidar com suas emoções, e pode oferecer apoio e orientação durante esse momento difícil.

Não tenha vergonha de pedir ajuda. A terapia pode ser uma ferramenta muito eficaz para superar o luto e também para entender como cuidar da saúde mental em momentos como esse.

 Lidar com a morte de um ente querido é uma tarefa difícil, mas é importante lembrar que você não está sozinho. Existem pessoas que se importam com você e querem ajudá-lo.

Cuidar da saúde mental durante o luto é essencial para superar essa perda e seguir em frente com sua vida e guardar apenas boas lembranças da pessoa que se foi.

Leia mais sobre esse tema aqui e veja como lidar com a morte de um parente. 

Publieditorial: Pax de Minas

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3