quarta-feira, 23 de outubro de 2024

O P de Preço | por Rúvia Donátila

O sonho de quem atua na área de marketing é conseguir trazer resultados significativos para a empresa e ter uma estratégia que possa apontar a direção certa. Tudo o que você precisa fazer é focar nos 5 Ps do marketing: Produto, Preço, Promoção (no sentido de promover algo), Praça (colocação no mercado) e Pessoas.

O Preço desempenha um papel fundamental na determinação do sucesso de um produto ou serviço; reflete a percepção de valor do produto pelo cliente e influencia diretamente suas decisões de compra. Flexível e de fácil alteração, o Preço é uma estratégia poderosa para posicionar o produto ou serviço no mercado.

A comunicação através de uma mensagem específica sobre sua qualidade, exclusividade e valor percebido, pode sugerir o Preço de um produto Premium, enquanto um Preço mais baixo pode atrair clientes em busca de um bom custo-benefício.

Ao ajustar estrategicamente o Preço de seus produtos em relação aos concorrentes, uma empresa pode atrair clientes em um mercado saturado e conquistar uma parcela maior de compradores.

Um exemplo prático é o uso da tecnologia nas empresas; através de pesquisa por cada setor e produto, elas podem ajustar os preços de acordo com a demanda e as condições de mercado em tempo real, além de oferecer pacotes e opções de preços para atender a uma variedade de necessidades e orçamentos do cliente.

O Preço é muito mais do que o lucro! É atribuir valor àquilo que oferece.