quinta-feira, 18 de abril de 2024

Jequitibá realiza treinamento de riscos para períodos chuvosos

A reunião contou com a presença de diversas autoridades e avaliação de riscos de desastres que podem ocorrer no município

No dia 29 de novembro de 2023, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) promoveu uma reunião com o propósito de orientar as secretarias municipais de Jequitibá. O treinamento foi conduzido em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar, representado pela 5ª Companhia Independente (5CIA IND), a Polícia Militar, destacamento local, o Exército Brasileiro através do 4° Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsado (4° GAAE), Copasa, 19ª Rede de Desenvolvimento de Comunicação (REDEC) e Secretarias Municipais.

A abertura da reunião foi presidida pelo prefeito municipal, Luiz Carlos Pinheiro, que enfatizou a posição que a Defesa Civil local ocupa, sendo reconhecida como referência para outras cidades. O prefeito atribuiu esse sucesso ao trabalho colaborativo entre as secretarias, agentes e órgãos de segurança, ressaltando a importância da cooperação para a eficácia das ações em prol da segurança da população.

Após a abertura, o Coordenador da Defesa Civil Municipal tomou a palavra, abordando a estrutura do Sistema de Defesa Civil, um sistema que integra diversos órgãos de governo e segurança pública em conjunto com a sociedade, nas esferas federal, estadual e municipal, contando com a participação ativa da comunidade. O principal objetivo da reunião foi a avaliação dos riscos de desastres que podem ocorrer no município de Jequitibá.

Ao longo da reunião, foi dado destaque ao período chuvoso, com simulações de ocorrências em que as secretarias do município, juntamente com os demais órgãos de resposta, devem se envolver para fornecer soluções, gerir os riscos e simular a ocorrência de desastres naturais.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3