segunda-feira, 15 de julho de 2024

Éverton Ribeiro e outros investimentos. Donos do Bahia/City estão enfiando a mão no bolso | por Chico Maia

Pelo menos na mídia, SAF do Bahia promete bons resultados este ano

Pelo visto os donos do Manchester City estão enfiando a mão no bolso mesmo para montar um time competitivo para o Bahia nesta temporada. Além da manutenção do técnico Rogério Ceni e a contratação de Everton Ribeiro, outros bons jogadores foram contratados e o time está viajando neste momento para pré-temporada em Manchester nas instalações do clube.

Fotos: @ecBahia


Isso pode gerar efeito psicológico bastante positivo nos 24 jogadores que compõem a delegação e nos que ficaram em Salvador para o início do campeonato baiano. A simples perspectiva de ficar sob o radar atento e milionário de ambiente britânico, de um dos clubes mais poderosos do mundo não é pouca coisa.


Expectativa enorme em torno da joia da coroa baiana, Éverton Ribeiro, um dos maiores investimentos do mercado brasileiro até agora. Em 10 de abril ele vai completar 35 anos, é um profissional sério, que sempre se cuidou bem dentro e fora de campo.


Me chamou a atenção um comentário que o Planeta do Futebol futebol publicou, como sendo do Arnaldo Ribeiro, de São Paulo, um dos comentaristas que mais respeito: @futebol_info “O Bahia está montando o melhor meio de campo do Brasil. O Bahia está contratando Jean Lucas, Everton Ribeiro, Caio Alexandre e manteve Cauly. Imagina o meio de campo com Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly. Cara, dá uma olhada no que o Rogério Ceni vai ter nas mãos.”
Outro jornalista que respeito muito, o catarinense Renan Koerich discorda: @renankoerich “Gosto muito do Arnaldo Ribeiro… mas, discordo.”

E concordo com o Renan. Considero exagero dizer que é o melhor meio campo do Brasil, pois a bola não rolou ainda e nem papel me parece o melhor meio campo. Mas, como diria o saudoso Flávio Anselmo o “comentarista de peito aberto”, “vou guardar a minha boca pra comer a minha farinha!”


Ainda sobre a SAF baiana/britânica, vale lembrar que os ingleses estão investindo em jogadores formados, porém, apostando no principal interesse deles no futebol brasileiro que são as promessas. Na delegação que fará pré-temporada em Manchester, está um jogador de 17 anos, Sidney, formado pelo Bahia, que estava disputando a Copa São Paulo e foi chamado de volta a Salvador para se juntar os profissionais que viajaram.


E enquanto a bola não rola, o oba-oba do clube nas redes sociais, segue a mesma cartilha de todos os clubes de futebol brasileiros, jogando pra cima, enchendo a bola de tudo e todos, criando as maiores expectativas possíveis nos torcedores:

“Bom dia, Nação! Delegação tricolor nesse momento sobrevoa o Oceano Atlântico rumo às últimas três horas de voo até Lisboa. Grupo fará conexão na capital portuguesa com destino à cidade de Manchester.”