segunda-feira, 15 de julho de 2024

Conheça mais sobre Santana de Pirapama

Santana de Pirapama é um município do estado de Minas Gerais com área territorial de 1.255,832 km. Sua população estimada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 7.030 habitantes. As pessoas que nascem em Santana de Pirapama são chamados de Pirapamense.

Santana de Pirapama
Santana de Pirapama. Foto: Reprodução/Google Imagens

A história do município começa em 1834, com a fundação do distrito de Traíras, nome dado pela tradição de usar nomes de peixes em comum com a região, sendo a traíra um deles.

Assentada em uma colina, à margem direita do rio das Velhas, o município foi edificado em terrenos de uma das sesmarias do Padre Jorge Martins Curvelo de Ávila. Aliás, vale ressaltar, todo território está compreendido em sesmarias do Padre Curvelo.

Em 1948, desmembrada de Cordisburgo, Pirapama foi elevada a status de município. O nome Santana de Pirapama vem de sua padroeira: Santa Ana, associado à expressão indígena “Pirapama”, que quer dizer “peixe bravo”, característica da traíra.

Quadro político

Prefeito Dalton Soares
Prefeito Dalton Soares

O atual prefeito é Dalton Soares da Silva (PSC) e o vice Jandir José Carvalho de Araújo (MDB). Os vereadores eleitos no último processo eleitoral (2020) foram: Nestor (PSC), Emérito da Saúde (PSC), Jacira Santos (PSB) Denis da Tibuna (PDT), Ju do Alexandre (Patriota), João do Anibal (MDB), Everaldo Neneco Viana (DEM), Joaquim do Vitalino (DEM) e Marly (DEM).

Trabalho e média salarial
Em 2021, o salário médio mensal era de 1.7 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 7.9%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 390 de 853 e 755 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 3962 de 5570 e 4159 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 39% da população nessas condições, o que o colocava na posição 371 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 2870 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Meio-ambiente
Apresenta 36.7% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 78.8% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 8.8% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 682 de 853, 230 de 853 e 600 de 853, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 2806 de 5570, 2495 de 5570 e 2928 de 5570, respectivamente.

Alguns atrativos

 Fechados, é distrito de Santana de Pirapama e fica a 160 km de Belo Horizonte.
BELEZA NATURAL Fechados, distrito de Santana de Pirapama, fica a 160 km de Belo Horizonte. Foto: Reprodução/Google Imagens

Festa do Trabalhador
A Festa do Trabalhador acontece desde 1988, sempre no dia 1 de maio.
Segundo conta seu idealizador, o Sr. José Basílio, tudo começou quando ele teve a ideia dos trabalhadores, durante o ofertório da missa campal, ofertarem seus instrumentos de trabalho, numa forma de agradecimento à Deus pela oportunidade de trabalhar. Os trabalhadores, cujos instrumentos de trabalhos não eram portáteis, logo protestaram, pois não podiam participar do evento. Ficou decidido então que se faria um desfile com as máquinas (teares), carros de bois, engenhos de cana, etc. E assim acontece todo ano a Festa do Trabalhador: com desfiles, feiras e shows.

Poço do Padre
Conta-se que em um poço próximo à Vila de Fechados só o Monsenhor Roque e outros padres podiam tomar banho. Não é sabido se é lenda ou o quê, mas fato é que o poço ficou conhecido como Poço do Padre e a meninada sempre ia até lá, inclusive nas horas de matar aula com o pensamento “se ninguém pode vir, ninguém vai descobrir que estamos aqui…”
O Poço do Padre é lindo, com água cristalina, calmo e de uma paz incrível. Fica na Vila de Fechados, que pertence a Pirapama e é de fácil acesso.

Fontes: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/santana-de-pirapama, Circuito das Grutas (circuitodasgrutas.com.br) e pt.wikipedia.org/ .