sábado, 22 de junho de 2024

Com níveis de estoque baixo, Hemominas Sete Lagoas faz campanha para doação de sangue, principalmente O negativo

Tipo sanguíneo é o utilizado em emergências e devido à baixa quantidade cirurgias em Curvelo tiveram que ser canceladas

Foto: Divulgação Hemominas

A unidade do Hemominas de Sete Lagoas pede apoio à população para abastecer os estoques de sangue. As doações de qualquer tipo sanguíneo são importantes, mas principalmente o tipo O negativo que é compatível com todas as pessoas que precisam receber transfusão e por isso é muito utilizado nas emergências hospitalares e em pós-operatórios.

A situação está tão crítica que cirurgias tiveram que ser canceladas em Curvelo como explica a referência no setor de Captação de Doadores do Hemonúcleo Sete Lagoas, Ana Paula Avelar: “A gente fornece bolsa de sangue para Curvelo e tivemos que pedir para cancelar cirurgias eletivas. Se a gente não conseguir repor o O negativo, a gente vai ter que começar a cancelar aqui em Sete Lagoas. O estoque está muito baixo. A gente veio do Carnaval, o pessoal viajou e não veio doar, né? Então, aí deu uma baixa no estoque e o O negativo, ele é muito importante na emergência, porque o O negativo ele doa para todo mundo. Então, pode comprometer os atendimentos de emergência e cirurgias, porque não dá tempo de fazer tipagem de sangue quando o paciente chega. Então, o médico, se o paciente precisar de sangue, ele dá o O negativo. Então, a gente está pedindo, fazendo campanha para o pessoal que é O negativo vir doar”.

O Hemonúcleo Sete Lagoas funciona das 7h às 12h30, de segunda a sexta-feira. Para doar é necessário se enquadrar nos critérios do Hemominas, cujos detalhes estão disponíveis no site da instituição, mas que estão resumidos na imagem abaixo:

Por Ana Amélia Maciel