sábado, 20 de abril de 2024

Coletivo Interiorizar inaugura a exposição “Liberta” no Terminal Urbano de Transporte

20 fotografias em tamanhos gigantes retratam parte da diversidade dos moradores de Sete Lagoas

A exposição “Liberta”, uma colaboração entre o Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR 2023 Sete Lagoas – e o Coletivo Interiorizar, será inaugurada no dia 07 de novembro às 16 horas, no Terminal Urbano de Transporte. Composta por 20 retratos gigantes capturados por 17 fotógrafos, a exposição permanecerá em cartaz até 27 de novembro. O Coletivo Interiorizar, formado por fotógrafos profissionais e amadores apaixonados pela arte, apresenta esta exposição como um olhar sensível sobre a diversidade humana.

Bruna Raposo/Foto: Renata Ataide

Em sua quinta participação no FENAR, o Coletivo Interiorizar escolheu um tema oportuno para esta edição. “Liberta é uma celebração das múltiplas formas de ser humano”, conta a fotógrafa Renata Ataide, curadora da exposição. Ela enfatiza que a exposição é um convite à reflexão sobre a beleza das diferenças que tornam as pessoas únicas, promovendo a libertação do olhar e a quebra de preconceitos.

Bruna Raposo, uma das retratadas, compartilhou sua experiência pessoal como parte da exposição. “Eu nunca imaginei que seria escolhida para fazer uma foto que representasse tanto. Eu me vejo uma pessoa fora dos padrões e com autenticidade que aprendeu a se amar. Me amo por completo, cada parte do meu corpo que me sustenta todos os dias”, declara.

Barbara Souza/Foto: Leandro Malaquias

O fotógrafo Leandro Malaquias também compartilha suas reflexões. “Retratar uma mulher forte, fisicamente e na maneira de enfrentar a vida, foi uma experiência enriquecedora. Cada foto conta uma história, uma jornada de vida, e é uma lembrança de que a diversidade deve ser valorizada e protegida”, afirma.

Marcelo Machado/Foto: Leo Drummond

Os organizadores da mostra ressaltam que a parceria com o FENAR possibilita a comunicação com o público da cidade e seus visitantes. Leo Drummond, co-fundador do Coletivo Interiorizar, enfatiza que esta é uma chance única de compartilhar perspectivas sobre a diversidade com a comunidade local e convida todos a refletirem sobre a riqueza da condição humana. “A exposição é um tributo emocionante à diversidade humana”, completa.

“Liberta” reúne fotos de autoria de: Átila Kassius, Bruna Aguiar, Davi Cecílio, Elizete Souza, Fernanda Rode, Gabriela Moreira, Gisele Rocha, Isabela Vieira, Leandro Malaquias, Leo Drummond, Luciana de Oliveira, Marcílio Camargos, Maria Ribeiro, Renata Ataide, Renato Medeiros, Valéria Bahia e Washington Eloi Francisco.

FENAR
O Festival Nacional de Arte de Rua acontece até o dia 14 de novembro em diversos pontos da cidade de Sete Lagoas. O Festival apresenta diversas formas de expressão artística, incluindo música, teatro, dança, exposições de arte e muito mais. A programação completa está nas redes sociais (@festivalnacionaldeartederua)

O FENAR é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cimento Nacional, além do apoio da Prefeitura de Sete Lagoas. A gestão é do Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos – com a realização do Governo de Minas Gerais.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3