Médico urologista, Dr. Gelbert Chamon, explicou que a realização dos exames preventivos, principalmente em homens a partir dos 50 anos, é a melhor forma de combater a doença
No Novembro Azul, mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata, as campanhas se intensificam. É o segundo tipo de câncer de maior incidência na população masculina em todas as regiões do país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 71.730 novos casos por ano, para o triênio 2023-2025, no Brasil.
O movimento Novembro Azul vem para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo que atinge 1 a cada 8 homens no país, e é a segunda principal causa de morte da população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão, o que mais mata no mundo.
Porém, a maioria dos homens só vai ao médico quando já está doente. “Devemos usar o mês de novembro como uma ferramenta para incentivar essa quebra de tabu, para que homens visitem médicos regularmente, não só quando uma doença aparece”, diz Dr. Gelbert Chamon.
A demora no diagnóstico pode trazer diversos riscos e atrasar o tratamento, diminuindo as chances de cura. O maior temor é o exame de toque retal, que levanta questões acerca da sexualidade masculina, mas o exame é indolor e dura menos de 10 segundos.
Homens com mais de 50 anos ou acima de 45 anos que tenham histórico de câncer na família e sejam negros, devem realizar o exame de ratreio anualmente e manter atenção aos sintomas. “O exame de toque e PSA, aumenta a chance do diagnóstico precoce e tem mais de 90% de chances de cura se o tumor for localizado”, afirma o urologista.
E atenção: dietas ricas em gordura saturada, sedentarismo e tabagismo aumentam a incidência da doença. Homens que se expõem a produtos químicos tóxicos, como arsênio, produtos de petróleo, fuligem e dioxinas têm risco aumentado de diagnóstico de câncer de próstata. Essas substâncias ajudam a promover mutações nas células da próstata, facilitando o aparecimento de um caso de câncer.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro. O urologista Dr. Gelbert Chamon atende na Medlife, que fica na Praça Tiradentes – 250, Centro. Contato pelo (31) 3774-7500. Redes sociais: @medlife7lagoas (Instagram). Confira entrevista com o especialista:
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula responsável por produzir substâncias que compõem o esperma ejaculado.
Qual a função da próstata?
A função da próstata é, portanto, produzir elementos do esperma
O câncer de próstata acomete muitos homens?
O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente nos homens. São confirmados 77 casos a cada 100 mil homens. No Brasil, são cerca de 15 mil óbitos por ano ano por esta doença que afeta os homens.
O câncer de próstata é mais comum em qual faixa etária?
É mais comum sua incidência após os 50 anos
O que faz as células tumorais crescerem?
O tumor desenvolve, principalmente, por fatores genéticos e maus hábitos da vida como:o tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcóolicas (etilismo), drogas e uma alimentação irregular
Há como identificar os tumores que crescem muito devagar e não apresentam risco?
O exame de próstata permite identificar a probabilidade ou necessidade de se realizar o PSA, toque retal, ou mesmo uma ressonância e biópsia, se necessário.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
O câncer de próstata pode não apresentar sintomas no início, momento em que a chance de cura é grande. Porém, quando o câncer está em um avançado a pessoa pode manifestar dor no corpo, sangramento na urina infecção e dificuldade de urinar
Qual a utilidade do toque retal?
O toque retal é fundamental para avaliar o tamanho da próstata sua consistência e a possível presença de nódulos
Por que ainda há tanto preconceito e medo da realização do toque retal?
O preconceito do exame se deve ao toque retal e o tabu do mesmo, mas já há uma conscientização maior por parte da população
Quando devo começar a avaliação para detecção do câncer de próstata?
O exame de próstata com toque e psa deve iniciar aos 45 anos em casos de genética na família e 50 nos demais
Quando detectado, quais as chances de recuperação total?
Se o câncer de próstata for identificado em fases iniciais a possibilidade de cura ultrapassa 99%.