Conheça mais sobre Funilândia

Funilândia é um município do estado de Minas Gerais com área territorial de 199,797 km². Sua população estimada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) é de 4.686 habitantes. As pessoas que nascem em Funilândia são chamadas de funilandense.

Por volta de 1670, um bandeirante de barbas longas e brancas – que a população passou a chamar Borba Gato – desceu o rio das Velhas, fazendo parada às margens de uma formosa lagoa. Entusiasmado com a excepcional qualidade das terras e a fartura de água, o sertanista se fixou junto ao ribeirão Jequitibá.

De espírito religioso, logo construiu uma capela e, ao lado, um cemitério, iniciando-se, assim, o povoado. Muitos anos mais tarde, chega ao lugar Pulquéria Maria Marques, acompanhada de cinco filhos e muitos escravizados. A primitiva povoação, núcleo da atual cidade, surgiu com o nome de Funil, nome dado a esta cidade pelo encontro dos córregos Cabaceiras e Gurita, por causa de sua topografia.

Este fato se deu entre os anos de 1670 e 1690, quando a procura por ouro era mais intensa na região. Posteriormente, passou a se chamar Alegria por causa da fazenda do Alegre que existia na região. A população, insatisfeita com o nome, conseguiu mudá-lo para Funilândia, que se tornou distrito do município de Jequitibá, do qual se emancipou em 1962.

Prefeito Edson Vargas

Quadro político
Prefeito Edson Vargas
Vice-Prefeito Bill da Sede
O atual prefeito é Edson Vargas Dias (PSD) e o vice Gilcimar Fernandes (Avante). Os vereadores eleitos no último processo eleitoral (2020) foram: Loro (PSD), Ruan (PSD), Ronaldo de São Bento (PSB), Erica Gonçalves (PP), Adelcio (PDT), Diego Reis (DEM), Felipe de Zé de Zamira (Cidadania), Branco (Avante) e Higino Enfermeiro (Avante).

Trabalho e média salarial
Em 2021, o salário médio mensal era de 1.6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 17.3%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 524 de 853 e 262 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 4529 de 5570 e 1800 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 38.2% da população nessas condições, o que o colocava na posição 395 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 2980 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

Meio-ambiente
Apresenta 38.4% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 88.3% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 2.2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). Quando comparado com os outros municípios do estado, fica na posição 671 de 853, 109 de 853 e 723 de 853, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 2731 de 5570, 1665 de 5570 e 4039 de 5570, respectivamente.

Alguns atrativos
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Tendo como ponto turístico principal a Igreja de Nossa Senhora do Rosário no centro da cidade, é mais um município de Minas Gerais com grande fluxo de turismo religioso. Além da Igreja, Funilândia também conta com uma beleza natural belíssima e preservada. Na Praça Central, grandes eventos e festas são promovidos, sendo motivo de grande fluxo de visitantes de municípios limítrofes.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Foto: Diocese de Sete Lagoas

Fontes:https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/funilandia/panorama,
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/01/01/prefeito-e-vereadores-de-funilandia-tomam-posse-veja-lista-de-eleitos.ghtml,
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/funilandia/panorama e https://circuitodasgrutas.com.br/fortuna-de-minas/