quinta-feira, 13 de junho de 2024

Você gosta de Hamburguer? | por Chef Henrique Burd

Por Chef Henrique Burd

Eu adoro, principalmente um hambúrguer bem feito, com um bom pão e carne selecionada. Que delícia!

Bom, em minha última viagem a São Paulo, marquei um papo com Ricardo Castilho, diretor da revista Prazeres da Mesa, uma das maiores, senão a maior, publicação de gastronomia da América Latina, pessoa que admiro muito pela sua trajetória profissional bem como por sua postura pessoal.

Conversar com uma pessoa como Castilho é quase que ter uma aula de jornalismo. Muitas histórias, desde seu início nos idos de 1985, como assessor do Fundo Social de Solidariedade da D.Lucy Montoro, passando pela revista Playboy da Editora Abril (na época com 22 anos), onde foi repórter, editor, editor especial, tendo começado escrevendo sobre vinhos, passando pela revista Gula (onde permaneceu por 3 anos), até a criação, em 2003, do projeto da revista Prazeres da Mesa, hoje muito mais que uma revista, tendo se transformado em uma das mais completas plataformas de comunicação na área de gastronomia, vinhos e outras bebidas.

Coisas interessantes marcam a trajetória deste visionário (porque não) e corajoso jornalista que, com o apoio de sua esposa, Claudia Esquilante, uniu-se a Georges Schnyder e Mariela Lazaretti e resolveram criar a revista, quase sem recursos mas com muitas ideias na cabeça.

Castilho conta que a festa de lançamento do projeto da revista aconteceu na casa da mãe de Georges e que eles tinham que bater uma meta de conseguir um determinado número de anunciantes, pelo menos para viabilizar algumas edições da revista, meta esta batida com folga.

Já o lançamento da edição número 1 da revista aconteceu no Hyatt, num evento patrocinado pelo dono do hotel, para inesperadas 1000 pessoas, um grande sucesso.

A partir dai, a cada lançamento de edição, um novo sucesso!

A evolução do projeto, que virou revista, que ganhou site, que passou a ter eventos como o Mesa São Paulo e os Mesas regionais, e hoje uma plataforma digital, foi estrondosa, levando ao sucesso que hoje a Prazeres da Mesa representa, completando 21 anos de vida.

Bom, vocês podem me perguntar, porque você começa a matéria perguntando se gostamos de hambúrguer e até agora não falou do assunto?

É exatamente ai que entra o famoso sanduiche tornado popular pelos alemães (originalmente teria sido criado pelos Tártaros, uma das principais tribos dos povos Mongóis, ainda no século XIII), o Hamburguer!

Tem um ditado popular que diz “Filho de peixe, peixinho é”.

O Cow Me Burger e Parrilla é o melhor exemplo da veracidade deste ditado.

Criado, poderíamos dizer, dentro da revista Prazeres da Mesa, pelo trio de irmãos formado pelo fotógrafo RJ Castilho, pela jornalista Carol Esquilante Melo e pelo designer de games João Pedro, filhos de Ricardo Castilho e Claudia Esquilante, que se uniram ao Chef Artur Nagae, marido de Carol, numa proposta deliciosa e diferente.

O Cow Me Burger é especializado em burgers de carnes especiais (Wagyu), cujo blend é feito na casa (isto mesmo, eles moem e misturam as carnes que compõem os burgers na cozinha do restaurante), garantindo a procedência e qualidade do que é servido aos muitos clientes e agora fãs (quem experimenta vira fã).

As carnes são preparadas diretamente na Parrilla, com pão brioche, macio e fofinho, além de queijos, picles e molhos da casa. Tudo artesanal!

São muitas opções, para todos os gostos, desde as mais simples (Cheese burger) até as mais elaboradas (Cow Me Italian ou Pepperoni, por exemplo), ou com 2 burgers (Big Cow Me Burger), para quem tem muita fome, passando por opções veggies, além de fritas deliciosas!

Para acompanhar, saladas especiais e uma interessante variedade de bebidas e drinks, como Milk Shakes, o Cow Me Negroni e o Limocello (que tive o prazer de experimentar), preparados pelo João Pedro.

Para fechar, ainda temos um delicioso pudim de leite com baunilha de comer rezando!

O ambiente é muito acolhedor e Pet Friendly. Isso mesmo, os pets são muito bem vindos à casa. Quando estive lá, o Dexter, cãozinho da Carol Esquilante, estava sob os cuidados de Ricardo, sendo premiado com um delicioso Burger para pets (200 g de pura carne bovina, sem tempero, é claro).

Sem dúvidas, o somatório de ambiente, aconchego, atendimento e sanduiches sensacionais, nos convida a voltar sempre. Recomendo muito!

Henrique Burd
Cozinheiro profissional, Chef do Ateliê da Cozinha e membro da Federação Italiana de Cozinheiros, Especialista na fusão dos sabores mineiros com a gastronomia internacional.
Veja mais das artes e atividades do Chef nas redes @chefhenriqueburd e no site www.ateliedacozinha.com.br.