quarta-feira, 24 de abril de 2024

Unidade do Castramóvel ficará instalada no bairro Boa Vista durante o mês de dezembro

O atendimento é direcionado a moradores de baixa renda das redondezas; pessoas de outros bairros devem realizar cadastro pelo site do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com o Castramóvel na orla da Lagoa Boa Vista, próximo aos banheiros, durante todo o mês de dezembro, com atendimentos às terças e quartas-feiras, nos dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20, de 8h às 16h.

Durante os seis dias, o Castramóvel vai atender a famílias de baixa renda da região. Para realizar a castração, é preciso apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.

Já são mais de 8 mil castrações realizadas nos últimos três anos.

Em três anos, já foram realizadas 8 mil castrações. São entregues 30 senhas por dia. “Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados. Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos”, explica a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira.

Não passam pela triagem as cadelas com mais de 30kg ou que estejam no cio, além de fêmeas gestantes e cadelas muito obesas. Após a cirurgia, as fêmeas devem sair do local com uma roupa cirúrgica vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa de malha que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa.

A retirada dos pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel.

Moradores de outros bairros devem realizar o cadastro no site da Prefeitura, disponível todo dia 15, a partir das 8h, no link.

Com Prefeitura Municipal

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3