terça-feira, 25 de junho de 2024

Sindicato Rural de Sete Lagoas participa do “Descobrir” do Sistema Faemg/Senar, para apresentação dos novos presidentes

Rodrigo Nogueira (camisa verde) entre o engenheiro agrônomo Thales Almeida Pereira Fernandes, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Pitangui de Salvo- presidente do sistema FAEMG SENAR e Renato Laguardia, vice-presidente de finanças do sistema FAEMG SENAR (Foto: divulgação)

Com posse marcada para a próxima quinta-feira, 15, o presidente eleito do Sindicato Rural de Sete Lagoas, Rodrigo Nogueira, participou do projeto Descobrir, na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 6, cujo objetivo é aproximar e apresentar os presidentes de sindicatos de produtores rurais em primeiro mandato e recém-eleitos, além de mostrar os serviços executados e todas as ações que são realizadas em benefício dos produtores rurais pelo  Sistema Faemg Senar.

Eleito em chapa única no dia 20 de dezembro, Rodrigo Nogueira agradeceu a oportunidade de participar do Descobrir e manifestou ao 7DiasNews o seu entusiasmo em ser o responsável pela condução do Sindicato Rural de Sete Lagoas nos próximos anos: “Hoje, com muito orgulho, representando nosso Sindicato Rural de Sete Lagoas, em conjunto com outros representantes de Minas, no projeto Descobrir, com a finalidade de conhecer todos os recursos e apoio que poderemos ter para nosso sindicato e sindicalizados. Agradeço a todos pela oportunidade e confiança que tiveram em mim e na minha diretoria. Vamos trabalhar muito para melhorar sempre nossos serviços e ter um sindicato forte, transparente e participativo”.

Mais de 50 novos presidentes e recém eleitos participaram do projeto Descobrir, do Sistema FAEMG SENAR (Foto: Ascom/Sistema Faemg Senar)
Pronunciamento do Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas, Guiherme da Cunha (esq.), ao lado do Secretário de Estado de Agricultura, Thales Almeida Pereira Fernandes, do deputado estadual Gustavo Santana e de Antônio Pitangui de Salvo, presidente do sistema FAEMG SENAR (Foto: divulgação)

Conforme informações da Ascom/Belo Horizonte do Sistema FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG, mais de 50 presidentes de sindicatos de produtores rurais em primeiro mandato e recém-eleitos participaram. A iniciativa também recebeu os diretores sindicais que não participaram do Redescobrir, em 2022.

O objetivo é apresentar o Sistema Faemg Senar aos presidentes, mostrar os serviços executados e todas as ações que são realizadas em benefício dos produtores rurais. O encontro reuniu toda a diretoria do Sistema e teve a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. “É uma casa que é nossa casa e onde juntos vamos trabalhar muito. Tenho certeza de que sairemos daqui muito melhores que entramos, mudando e transformando a vida dos produtores rurais das nossas diversas regiões”, frisou o presidente Antônio de Salvo.

Presidente Antônio de Salvo apresentou os resultados da pesquisa sobre a imagem do agronegócio mineiro durante o Descobrir. FOTO: Ascom/FAEMG SENAR

Para o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o trabalho nos sindicatos é desafiador. “Mas é um desafio bom, gostoso de se trabalhar. Às vezes vamos ser elogiados, outras vezes criticados, mas faz parte. Esse é o nosso dia-dia. Que vocês, presidentes de sindicatos rurais, possam usufruir da melhor maneira possível da nossa estrutura. Vamos mudar a cara dos nossos sindicatos, prestar serviços e beneficiar os produtores rurais associados”, salientou Laguardia.

O vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, reforçou que as áreas técnicas do Sistema estão capacitadas para atender os produtores rurais e sindicatos. “A casa, além da disposição que a diretoria tem para trabalhar e resolver as demandas dos produtores, é altamente técnica. Nós temos 230 colaboradores altamente qualificados, cada um na sua área. Então toda demanda que temos na ponta, a nossa equipe está pronta para atender aos produtores rurais”, destacou Ebinho.

Boas perspectivas

Recém-empossado no cargo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Pitterfrancis Freisleben, é uma das novas lideranças jovens nos sindicatos. Aos 29 anos, ele acredita que o conhecimento completo do Sistema Faemg Senar pode resultar em bons serviços prestados aos produtores da cidade.

 “Essa ideia de trazer os novos presidentes na sede é muito importante para que possamos levar esses serviços para dentro dos sindicatos. Foi uma experiência muito boa e certamente vamos levar esses aprendizados para fazer um sindicato mais forte e representativo”, observou Pitterfrancis.

Almir Resende Junior, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo da Mata, tomou posse no final de 2023, e afirma ter se surpreendido com a estrutura física e de trabalho do Sistema. Ele projeta que o conhecimento obtido pode auxiliar na conquista de novos associados. “Estou impressionado com o atendimento, em como somos recebidos, com o apoio que temos. Sou sindicalizado há muitos anos em Carmo da Mata e a gente não sabia o que tinha escondido aqui na Faemg. E agora a gente aprendeu o caminho, a Faemg está abrindo a porta aos sindicatos”, celebrou.

Programação

Além das apresentações da diretoria, o Descobrir também teve uma palestra com o gerente Executivo Técnico, Bruno Rocha, com o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., e com o CEO do NovoAgro Ventures, Léo Dias. O secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas, Guilherme da Cunha, e o deputado estadual Gustavo Santana também participaram com uma fala aos presidentes. Ao final das atividades os presidentes esclareceram dúvidas e visitaram todos os setores do Sistema Faemg Senar.