sábado, 18 de maio de 2024

Sete Lagoas e ESG: como a agenda ESG pode contribuir com a política pública setelagoana | por Heider Gonçalves

Em âmbito municipal, o ESG oferece inúmeras possibilidades de ser formar políticas públicas que beneficiem a população de Sete Lagoas. Ações que oferecem práticas ESG e podem ser particularmente eficazes para criar empregos e renda na cidade.

Investimento em Infraestrutura Local: Sete Lagoas pode priorizar investimentos em projetos de infraestrutura que atendam às necessidades locais e promovam a sustentabilidade, como transporte público, redes de ciclovias, parques e espaços verdes. Esses projetos não só criam empregos durante a construção, mas também promovem o turismo e o comércio local, gerando renda adicional.

Estímulo ao Empreendedorismo Local: A cidade setelagoana pode oferecer suporte e incentivos para empreendedores locais que buscam iniciar negócios sustentáveis. Isso pode incluir programas de incubação de empresas, acesso a financiamento e assistência técnica para desenvolver e comercializar produtos e serviços inovadores. Inclusive utilizando-se das diversas faculdades que estão fixadas na cidade, que serviriam de base numa parceria junto a prefeitura local.

Fomento ao Comércio Justo e Sustentável: Sete Lagoas pode ainda promover uma prática de comércio justo e sustentável, incentivando os consumidores a apoiar produtos e serviços locais que adotem práticas responsáveis em relação ao meio ambiente, direitos trabalhistas e comércio ético. O papel da administração pública nesse caso é apenas criar um ambiente favorável para que isso aconteça. Isso pode beneficiar os produtores e empresários locais, criando empregos e fortalecendo a economia local.

E por último, trago programas de Capacitação e Empregabilidade: Os municípios podem oferecer programas de capacitação e empregabilidade para preparar os residentes locais para empregos em setores sustentáveis e de crescimento, como tecnologia limpa, turismo ecológico e agricultura orgânica. Isso pode incluir cursos de formação profissional, estágios e parcerias com empresas locais para fornecer oportunidades de emprego em Sete Lagoas.

Ao adotar essas práticas ESG em Sete Lagoas, a prefeitura possibilita não só criar empregos e renda, mas também promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo que beneficie toda a comunidade setelagoana.

Heider Marcelo de Paula Gonçalves
Consultor empresarial, economista, especialista em ESG e Finanças, Controladoria e Gestão de Custos
@h.marcelogoncalves
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3