quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ser Feliz é Uma Arte: terapeuta e escritora sete-lagoana publica primeiro livro com textos sobre amor e autocuidado

Edith Machado acumula diversas funções, todas ligadas ao autocuidado de mulheres. Seu livro chega como mais uma possibilidade de curar-se e curar aos outros através da arte

Foto: Divulgação

Edith Machado lança seu primeiro livro no dia 17 de dezembro, de 9h às 11h, no Café Sertão Guimarães, na rua Juca Cândido, 440, Jardim Cambuí, em Sete Lagoas. A obra “Ser Feliz é Uma Arte”, está em pré-venda até o dia 14 de dezembro com edição única e tiragens limitadas.

O livro é uma reunião de textos escritos por Edith ao longo de 10 anos. Na infância, ela se expressava através do desenho. Mais tarde, quando aprendeu a escrever, começou a criar histórias e seus primeiros livros. “Ser Feliz é Uma Arte” é sua primeira publicação, mas não a primeira obra a nascer a partir de sua criatividade e sensibilidade. “Escrevia nas folhas do caderno, ilustrava, amarrava as páginas com barbante e pronto, tinha um livro. Posso dizer que escrevi vários livros antes desse que estou lançando agora”, recorda.

Para a organização dos textos, precisou revisitar o passado ao revisar textos que publicava, de forma mais íntima, em seu Facebook, Instagram e depois em um blog. Segundo Edith, os escritos eram sobre o que sentia e o que estava elaborando emocionalmente.

“Foi especialmente difícil selecionar porque era muita coisa para ler e revisar, um trabalhão. Foi desafiador pela quantidade, mas emocionalmente, foi curador revisitar a minha trajetória. Cada texto do livro tem uma história por trás: situações que estava vivendo, aprendizados, dores e alegrias que culminaram em uma reflexão, em um transbordamento. Me apaixonei mais pela vida. Quando a gente se disponibiliza para a vida, a vida se disponibiliza pra gente”.

Edith Machado / Foto: Divulgação

Especialista em psicologia Junguiana, comunicação não violenta, instrutora de meditação, terapeuta do feminino, arteterapeuta e agora, oficialmente escritora, Edith Machado precisou vencer suas próprias barreiras e medos para realizar mais este sonho. “O livro está pronto há quase três anos. Eu precisei desse tempo para trabalhar em mim o medo de publicar um livro. Escrever sempre foi o meu lugar sagrado. Antes de mais nada eu escrevia para mim, era um tempo de qualidade comigo mesma”, conta.

Definido como “um livro que tem como objetivo inspirar, aquecer o coração, acolher”, Ser Feliz é Uma Arte carrega o nome do projeto da escritora que, como terapeuta, auxilia mulheres a construir uma vida mais conscientes de si e a se responsabilizarem pela própria felicidade. O projeto, que assim como o livro é viabilizado de forma independente, surgiu em 2016 e atua como um canal no Instagram onde Edith escreve sobre a vida, autoconhecimento, bem-estar, espiritualidade e saúde emocional para mulheres.

Ao aliar a escrita e a arte com sua profissão, Edith propõe um lugar de cura para ela e para o próximo. Para ela, ser terapeuta é estar em diálogo com as diversas formas de expressão artísticas e culturais por serem espelhos da sociedade. É através dessas experiências e das leituras que faz que a terapeuta e escritora une as duas profissões, exercita o autocuidado e alimenta sua arte.

Para Edith, a terapia e a arte, além de se atravessarem, criam uma rede de trocas, e a literatura chega como mais uma possibilidade de curar-se e curar o outro. Não à toa, tem em seu currículo a arteterapia como uma de suas formas de ser e estar no mundo. “A literatura é vida. Me sustenta, me ajuda na regulação emocional, é uma das minhas ferramentas de autocuidado. Tudo que aprendo, que leio, passo para os meus textos, compartilho. No livro tem diversos textos que começam a partir de uma leitura que fiz, de uma experiência que tive com um autor, um livro, um tema. Estou sempre em um diálogo a três: eu (meu mundo interno), meus livros (meu mundo externo) e meus textos (as pessoas que quiserem participar, interagir, acrescentar)”, conta.

Para adquirir um exemplar, basta acessar o link.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3