quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reaberto para a população, Matozinhos volta a contar com o Memorial Agripa Vasconcelos

O Memorial Agripa Vasconcelos foi reaberto no Palácio da Cultura, em Matozinhos. O espaço tem um significado importante, pois resguarda passagens de um dos nomes mais ilustres da história de Matozinhos. O Memorial retrata um pouco desse escritor matozinhense, a partir de objetos de uso pessoal, documentos e painéis reunidos em um rico e representativo acervo.

A neta do Agripa, Mara Vasconcelos marcou a cerimônia de reabertura de uma forma especial, ao declamar a poesia Chuva de Mar de autoria do seu avô, agradecendo em nome da família pela reabertura do Memorial, que fortalece a história do escritor.  

Outro momento que merece destaque foi a apresentação da Cia Cósmica de Teatro, de Pedro Leopoldo, que levou para o palco do Teatro Romeu Lourenço da Silva uma emocionante encenação, envolvendo três personagens notórios da literatura de Vasconcelos: Dona Beija, Chico Rei e Chica da Silva.

Reconhecido pelos seus romances históricos e personagens singulares, Agripa Vasconcelos também atuou como médico. Mas suas inclinações pelo universo da poesia o transformaram em um dos romancistas mais influentes, que marcou a literatura mineira e, até mesmo, a formação literária e cultural do Brasil. Além disso, suas obras traduziram os aspectos da formação histórica e social de Minas Gerais, a partir da construção de seus personagens.

O evento de reabertura contou com a presença da Prefeita Zélia Pezzini, a Secretária de Educação Daniela Taveira e Subsecretária de Cultura e Turismo Daise Ap. de Jesus. Os vereadores Carlos Henrique e Jane Rosa, a Presidente da AMALETRAS Edna Silva e outros membros da academia, além da Orquestra Amare, também participaram da reinauguração.  

O Memorial Agripa Vasconcelos está aberto para visitação no Palácio da Cultura e está inserido no contexto das comemorações dos 200 anos de Matozinhos, celebrados neste ano de 2023.  Informações: (31) 9 9459-0001

Prefeita Zélia Pezzini
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3