Foram selecionados 25 autores de 15 cidades mineiras para compor livro que será lançado neste ano
O projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada tornou o público o resultado do Concurso Literário Outros Sertões. Foram selecionados 30 contos de 25 autores para compor um livro, que será lançado neste ano, retratando a literatura contemporânea dos Sertões Mineiros.
Podiam participar do concurso escritores dos 42 municípios que integram as regiões denominadas Instâncias de Governança Regional (IGR) Guimarães Rosa, Grutas e Lago Três Marias, também conhecidas como circuitos turísticos que são os realizadores do Projeto 70 anos de Rosa no Caminho da Boiada.
O gestor da IGR Guimarães Rosa, Marco André Malaquias, explica que a organização do concurso decidiu que todos os inscritos serão publicados e entre eles há representantes das cidades de Morro da Garça, Matozinhos, Curvelo, Sete Lagoas, Três Marias, Cordisburgo, Caetanópolis, Buritizeiro, Vespasiano, Araçaí, Pirapora, Capim Branco, Presidente Juscelino e Pedro Leopoldo.
“A obra literária fruto do concurso buscará um olhar sensível sobre esses Outros Sertões, trazendo as peculiaridades que tanto destacou Rosa no cenário mundial, a forma de escrever que se confunde com a forma de falar, a sensibilidade sobre a paisagem árida e tortuosa do cerrado mineiro, suas questões socioambientais e contemporâneas, bem como a relação cultural dessas pessoas com sua terra”, esclarece Marco André.
Confira a lista de autores cujas obras farão parte do livro Outros Sertões:
- Narly Simões – Capim Branco
- Júlia Boaventura – Morro da Garça
- Clarice Medeiros Cardoso – Matozinhos
- Miriam Bruno – Matozinhos
- Paulo César Soares (Paulo Poeta) – Morro da Garça
- Gilmar Anselmo Dumbá – Presidente Juscelino
- José Afonso Guerra Baião – Curvelo
- Ângelo de Souza Roberto – Matozinhos
- Flávia Geovana Silva – Pedro Leopoldo
- Guilherme Pimenta Andrade – Sete Lagoas
- Jean Marcel Portilho Santos – Sete Lagoas
- Lívia Buitrago Aquino Matoso – Curvelo
- Cristiane Nunes Amorim – Curvelo
- Maria Claudimira Gonçalves de Araújo – Três Marias
- Edson Geraldo Fagundes – Três Marias
- Fernanda Gomes dos Santos – Sete Lagoas
- Sandro Ernesto da Silva – Sete Lagoas
- Carlos Henrique de Souza Moreira – Sete Lagoas
- Fábio Barbosa – Cordisburgo
- Ernani Duarte Nunes – Caetanópolis
- João Aguinaldo Fiqueiredo Sarmento – Buritizeiro
- Fabiano da Mata – Vespasiano
- Romano Pires Lima Filho – Sete Lagoas
- Luísa Regina Caetano Silva – Araçaí
- Elaine Ramos Mourão – Pirapora
Sobre os “70 Anos de Rosa no Caminho da Boiada”
Setenta anos depois, na região denominada “Caminho da Boiada”, uma série de atividades que comemoram o percurso foram pensadas a fim de sensibilizar a comunidade local, bem como atrair visitantes e pesquisadores do mundo todo interessados nesse evento histórico que originou a mais contundente obra da literatura brasileira. Com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado de Minas Gerais e de três Instâncias de Governança Regionais (IGR), popularmente conhecidas como Circuitos Turísticos, Lago de Três Marias, Grutas e Guimarães Rosa. O Caminho da Boiada vem sendo estruturado como destino do turismo cultural e de aventura a partir de parcerias entre iniciativa pública, privada e sociedade civil.
Patrocínio: Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
Realização: Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Instância de Governança Regional Grutas e Instância de Governança Regional Lago de Três Marias, Governo de Minas Gerais/Governo Diferente-Estado Eficiente.