Os estagiários possuem contrato vigente por no mínimo um ano de permanência no Legislativo de Sete Lagoas.
Na última sexta-feira (01), na Câmara Municipal de Sete Lagoas, foi realizada a cerimônia de posse dos aprovados no primeiro Processo Seletivo de Estagiários para o Poder Legislativo Municipal. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara, Caio Valace (Podemos), Coordenadores responsáveis pelos setores que receberão os estudantes e os 11 estagiários selecionados. A turma iniciou os trabalhos já no início da semana.
Cada universitário busca entrar no mercado de trabalho e se especializar através de estágios obrigatórios e capacitações, essenciais para concluir a graduação. Contudo, muitas vezes, a oferta local é limitada, levando os alunos a buscarem oportunidades em outras cidades. Em resposta, a Câmara Municipal lançou seu primeiro Programa de Estágio, em 27 de julho de 2023, visando apoiar alunos de diversas faculdades em Sete Lagoas e arredores, incentivando e facilitando, assim, o desenvolvimento educacional e profissional.
Sobre os objetivos esperados pela Câmara Municipal com tal programa, o presidente da Casa, vereador Caio Valace (Podemos), destacou durante a cerimônia de posse: “tenho certeza de que vocês irão aprender muito! A Câmara é um campo fértil para o aprendizado e para a área que vocês escolheram trabalhar. O nosso objetivo maior é dar para vocês (estagiários) a oportunidade de ver na prática aquilo que veem na faculdade. Isso vai contribuir para a vida pessoal e profissional de vocês e, em contrapartida, vai ajudar muito a administração pública também”, afirmou.
Segundo o Controlador Geral da casa, Wagner Luiz, o primeiro passo desse processo foi regulamentar o Programa de Estágio na Câmara. “Dessa forma, foi feito o Decreto Legislativo N° 1862/2023, aprovado em Plenário, citando todos os passos que deveriam ser dados para a contratação – desde a divulgação do edital até a finalização, com a chegada dos estudantes”, afirmou. O Controlador Geral destacou ainda que “o julgamento desse Processo Seletivo foi o objetivo, sendo a nota do estudante na faculdade o seu principal critério de seleção. Assim, não houve margem para manipulação ou qualquer outro questionamento. Foi tudo transparente, claro e publicado”, concluiu.
Critérios
Para participar, os estudantes deveriam estar matriculados em instituições de ensino superior ou técnico devidamente credenciadas junto à Câmara de Sete Lagoas, ter disponibilidade para cumprir a carga-horária exigida. Os estudantes foram selecionados por meio de um processo que avaliou o desempenho acadêmico e a motivação dos candidatos, matriculados nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, dentre outros.
Grata pela oportunidade, a estagiária em Ciências Contábeis, Raiane Prestes, afirmou:
– Nesse período de um ano, eu espero ter uma experiência de muito aprendizado e troca de conhecimento. Acredito que será um período muito enriquecedor e pretendo agarrar a oportunidade, para assim começar a construir uma carreira na vida pública.