sábado, 18 de maio de 2024

Parlamento Jovem da Câmara de Sete Lagoas terá Eleições Diretas nas escolas dia 20 de maio

Uma importante reunião ocorreu nesta quarta-feira (17/04) com parte da Mesa Diretora do Legislativo, representada pelo presidente, vereador Caio Valace (PDT), o primeiro-secretário, Ivan Luiz (PDT), e um representante do vereador João Evangelista (PMN). O tema em discussão foi a realização de eleições diretas nas escolas inscritas para compor o Parlamento Jovem (PJ), programa da Câmara Municipal.

17 unidades de ensino estiveram representadas por seus diretores: eleição para eleger jovens vereadores

Participaram da reunião os 17 diretores ou representantes das unidades de ensino inscritas para a próxima edição do PJ, entre escolas particulares e da rede pública. Ficou acordado que em 20 de maio será realizado o processo eleitoral dos estudantes do 1º ano, que comporão o Parlamento Jovem de agosto deste ano até agosto de 2025. Um termo de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) garantirá o uso de urnas eletrônicas nas eleições, onde cada escola indicará, de forma democrática e com critérios pré-estabelecidos, dois alunos para concorrerem por uma vaga no Legislativo sete-lagoano.

O Parlamento Jovem, que completa quatro anos, é um projeto de iniciação política para estudantes de escolas públicas e privadas, visando estimular o conhecimento e a participação política dos adolescentes. Durante encontros mensais, os jovens vereadores desenvolvem projetos de lei para a cidade de Sete Lagoas e compõem, por um ano, o quórum parlamentar jovem instituído na Casa Legislativa. O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, enfatizou: “buscamos qualificar o processo eleitoral, tanto na indicação dos candidatos pelas escolas participantes, quanto na utilização de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”.

As 17 escolas participantes, responsáveis pela indicação dos estudantes, são: Escola Estadual Edite Furst, Escola Estadual Dr. Avelar, Escola Estadual Doutor Olinto Sátyro Alvim, Colégio Alpha de Sete Lagoas, Escola Estadual Prefeito Zico Paiva, Escola Estadual Professor Cândido Azeredo, Colégio Promove Sete Lagoas, Escola Estadual José Evangelista França, Escola Estadual Professor João Fernandino Júnior, Colégio Roberto Herbster Gusmão, Instituto Alice Maciel, Colégio Anglo, Escola Estadual Maurilo de Jesus Peixoto, Colégio Franciscano Regina Pacis, Colégio Batista Mineiro – Sete Lagoas, Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes e Colégio Caetano.

O Parlamento Jovem, por meio de suas reuniões, avalia e vota projetos que, posteriormente, são encaminhados ao Poder Legislativo e apresentados como Projeto de Lei pela Mesa Diretora. Dentre as várias propostas apresentadas, algumas se tornaram Leis, como a instalação de sirenes de alerta sonoro em regiões com risco de alagamento e deslizamento; a instituição da Feira Municipal de Ciências e suas Tecnologias; e a lei que assegura aos diagnosticados com câncer o direito ao transporte público gratuito no município de Sete Lagoas, entre outras.

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3