quarta-feira, 24 de abril de 2024

Parabéns à minha mãe, Terezinha e ao Cruzeiro, pelo aniversário hoje!

Por Chico Maia

D. Terezinha nasceu no mesmo dia do Cruzeiro, em Silva Xavier/Sete Lagoas, mas nove anos depois.

Imagem: divulgação/CEC

Nesta foto, ela com o Paulinho Pedra Azul, grande artista, grande amigo da família. Eterna gratidão a ela, que felizmente está ótima de saúde e em plenas atividades.

A Raposa comemora 103 anos. Um dos grandes orgulhos de Minas e do Brasil, uma história riquíssima, torcida gigante, parabéns ao clube das cinco estrelas na camisa e incontáveis nos gramados, que o tornaram um dos maiores das Américas e do mundo.

Fundado pela colônia italiana da construção de Belo Horizonte, passou por muitos perrengues ao longo das décadas e superou a todos, como nos últimos anos. Se teve na direção alguns oportunistas que ficaram ricos à suas custas, em compensação teve gênios, de visão futurística que lhe deram estatura física e futebolística para inseri-lo no mapa múndi do futebol. E cito o maior deles, Felício Brandi, que tive o prazer e honra de entrevistar.

Para quem não conhece a história completa do Cruzeiro, sugiro a obra fantástica do saudoso jornalista Plínio Barreto, “De Palestra a Cruzeiro”, livro lançado em 2000 e relançado em 2022, atualizado como “Edição Centenário”, quando o clube comemorou 100 anos de fundação. Trabalho conjunto com o filho do Plínio, Luiz Otávio Trópia Barreto.

Foto: divulgação/BHAZ

Disponível nas livrarias virtuais e possivelmente também em lojas físicas de Belo Horizonte, já que essa era a promessa da diretoria quando do relançamento em 2022.

Parabéns extensivo a cruzeirenses espalhados pelo mundo, razão da existência da instituição!

Também indico a leitura do blog do Sérgio Murilo Rodrigues Lopes, que faz uma bela homenagem contando pedaço importantíssimo da história azul.

“Parabéns pelos 103 anos. “Cruzeiro, Cruzeiro querido. Tão combatido, jamais vencido”. Leia a matéria: https://blogdosletradosdesalienados.blogspot.com/2024/01/103-anos-de-conquistas-triunfos-e.html?m=1

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3