Ao contrário das primeiras informações sobre o tumulto de ontem no Atlético 2 x 0 Sport, a confusão começou por causa das famosas “gangs” organizadas que infernizam os estádios, aqui e em todo o Brasil. Valentões do Sport se juntaram a gangs de Belo Horizonte e foram para a Arena MRV para brigar e depredar o estádio. A torcida de verdade do clube pernambucano também esteve lá, mas apenas para torcer, em paz.
Imagens postadas pelas redes e portal O Tempo mostram marginais rubro-negros correndo atrás de um atleticano dentro do estádio, que se salva porque escalou umas paredes lá dentro. E, lamentavelmente, sob as vistas de militares e seguranças, que não agiram com o rigor que aqueles marginais devem ser tratados.
O advogado Stefano Venuto Barbosa, amigo nosso que presenciou as cenas, nos escreveu:
“… Vou te dar meu testemunho, porque estava no estádio, não sei como foi do lado de fora. A torcida do Sport já entrou fazendo confusão. Chegaram cuspindo na torcida do Galo no anel inferior, inclusive em crianças. Queriam ficar colocados no vidro. Chegaram desrespeitando os seguranças, sob olhar passivo da PM. Soltaram bombas e relatos de um segurança, que passou por nós, inclusive, você pode se informar, com Adilson Kilessão, que estava comigo, tentaram saquear bares, soltaram bombas, enfim, parece que acompanhadas de torcedores cruzeirenses, tentaram tocar o terror. Todos os seguranças se dirigiram para o local onde estavam e foram até afrontados.
A atuação da PM foi lamentável, mostrando-se passiva, acho que até por orientação do pessoal do Galo, porque no jogo contra o Penarol ela foi criticada, pelo Lamounier quando a PM agiu como deveria agir, com firmeza. Lamentável…
O que os torcedores do Galo do anel imediatamente inferior ao da torcida do Sport tiveram que suportar. A torcida do Sport o tempo todo cuspindo, e jogando objetos. E outra cena, no setor onde ficaram, existiam torcedores de verdade do Sport, famílias que devem residir em BH, que vimos deixando o setor, porque ficaram constrangidas com o comportamento da organizada do Sport. Um torcedor do Galo me informou, que parece que vieram em dois ônibus, mas o número lá era de muito mais pessoas, provavelmente, juntaram com cruzeirenses locais, como de costume.
Meu relato, é para que a diretoria do Galo ampare mais seu torcedor, que fica ali, sofrendo com a torcida adversária. Bom dia, e grande abraço…