sábado, 13 de julho de 2024

Acidente com ciclistas na BR-040: o que dizem as autoridades e a equipe de ciclistas

“PCMG de Curvelo foi quem chegou ao local e acionou o socorro”; ainda há vítimas em estado grave

Fotos: Divulgação Bombeiros

O acidente que aconteceu nesta terça-feira (30) na BR-040, Km 429, em Paraopeba, tem gerado bastante repercussão. Ainda há vítimas em estado grave hospitalizadas. Nesta matéria trazemos uma nota da equipe responsável pelo passeio ciclístico, um relato da Polícia Civil e as informações finais divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.

Os ciclistas pertenciam à Escolinha Team Pro que divulgou uma nota se posicionando sobre o caso e também divulgou um pedido de oração pelos atletas, veja:

A Polícia Civil de Curvelo procurou o 7Dias News e passou o seguinte relato dos fatos:

PCMG de Curvelo foi quem chegou ao local e acionou o socorro. Seis polícias Civis de Curvelo saindo em diligência para cumprir mandados de busca em Contagem às 6h10 se depara com um possível acidente na BR 040 km 431, Paraopeba do lado oposto da via. Ao realizar o retorno nos deparamos com pelo menos 17 ciclistas, literalmente na vala do acostamento. Braços quebrados, fraturas expostas, sangue, estados de choque, e um praticamente convulsionando. Destes 17 três graves e um gravíssimo, inconsciente.

Nos organizamos, pedimos apoio, e ali realizamos primeiros socorros, com o que tínhamos. Tinha apenas o meu torniquete que ali mesmo sem pensar já utilizei no rapaz com fratura exposta e ele foi estabilizado. Os demais foram sendo atendidos e tranquilizados pelo equipe. Liguei para PRF, e conseguimos falar, enquanto a via 040 mandava o socorro e logo depois chegaram ambulância, SAMU e Bombeiros.

O estado mais grave foi levado pela aeronave para o João 23. O segundo, da fatura exposta pela aeronave da PRF. Esse com uso do torniquete, que aprendi a utilizar durantes cursos ministrados pela PCMG, certeza que conseguimos retardar sua morte até chegada do pessoal especializado! Deus é Fenomal….

Por fim fica a mensagem….tenham orgulho de seus policiais Brasileiros, de seus policiais mineiros da PCMG. A trancos e barrancos, minimizamos vítimas fatais nesse dia! Nunca esqueçam que naquele uniforme há um ser humano que sofre a todos momento em como ele pode ajudar nossa população. Ah e claro prendemos o motorista e entregamos a PRF.

O Corpo de Bombeiros divulgou para a imprensa as seguintes informações:

Confirmado: Colisão entre uma van e vários ciclistas que transitavam às margens da rodovia-040 (aproximadamente 15, sem condições de precisar o número exato de ciclistas no momento do ocorrido). Bombeiros que estiveram no local confirmaram que ao chegarem no endereço, deparam com todas as vítimas sendo atendidas, já dentro das ambulâncias do SAMU e Via 040. O local já estava sinalizado pela Polícia Rodoviária e Via 040. 

Devido ao estado crítico de duas vítimas, foi necessário o acionamento de duas aeronaves, Arcanjo 04 CBMMG e aeronave de outro órgão (não confirmado o órgão); cada aeronave conduziu uma vítima. Bombeiros conduziram um homem (não identificado) em estado grave ao hospital João XIII. Algumas vítimas procuraram socorro por conta própria, não foi possível identificar, fomos informados que haviam pelo menos 7 vítimas no total, sendo duas conduzidas por aeronave e os outros 5 por ambulâncias do SAMU e do município.

Por Ana Amélia Maciel