sábado, 13 de julho de 2024

Obras da nova captação de esgoto da ETE Matadouro chegam à ponte da Rua Equador

Motoristas que trafegam pelo início da via, na altura do bairro Progresso, devem evitar a região esta semana

Fotos: Divulgação

Depois de instalar o novo sistema de esgoto no entorno da rotatória entre as avenidas Dr. Renato Azeredo, Norte Sul e Tonico Reis, no bairro Chácara do Paiva, esta semana chegou a vez da ponte da rua Equador, no bairro Progresso, receber os trabalhos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sete Lagoas. De 15 de abril, até sexta, 19 de abril, o trânsito está interrompido na Rua Equador, desde seu início, na esquina das ruas Policena Mascarenhas e Eduardo Alves Ferreira, na altura da Escola do Sesi, indo até a esquina da Rua Bitula Lanza, três quarteirões à frente. A interdição inclui também as ruas Agapito da Silva Melo e Ângelo Lanza, entre a Rua Equador e a Av. Dr. Renato Azeredo.

“A nova rede de esgoto vai interligar toda a região dos bairros Flórida, Progresso, Morro do Claro, Vitória da União e Condomínio Blue Garden, praticamente acabando com o lançamento de esgoto in natura no Córrego dos Pinhões”, conta o engenheiro do SAAE responsável pela obra, Marcos Wagner Lopes Júnior. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Guarda Civil Municipal sinalizaram o entorno e orientaram as empresas do transporte coletivo e motoristas para evitarem o local nesse período. 

A obra, chamada de Interceptor dos Pinhões, vai conectar todos esses bairros, com aproximadamente 12 quilômetros de rede de esgoto, colocando um fim à poluição do córrego. Com o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Tamanduá, a expectativa é que não só o córrego dos Pinhões, mas os principais córregos de Sete Lagoas, voltem a ter água limpa, já que entre os trabalhos das equipes do SAAE está a ligação de todo o esgoto que é jogado in natura no córrego, no novo sistema.

Desvios

Trecho interditado

Quem desce a Rua Equador deve virar à direita na Rua Manganês para acessar a Av. Tunico Reis ou à esquerda na Rua Sulfumiro de Freitas, até a Rua Dom Pedro I e, então, virar à direita na Rua Mendes para a rua Policena Mascarenhas ou a Av. Dr. Renato Azeredo. Já quem precisa subir a Rua Equador, deve virar à esquerda, na Rua Eduardo Alves Ferreira, depois à direita na Av. Renato Azeredo e então pegar a Av. Tunico Reis. Ou, então, pegar a Rua Mendes, ao lado do Santa Helena Progresso, até a Rua Dom Pedro I, virar à esquerda na Rua Sulfumiro de Freitas e, depois, à direita, já na Rua Equador, após o trecho em obras. Confira um mapa com os desvios:

Fonte: PMSL