quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Nana Caymmi é internada com arritmia cardíaca no Rio de Janeiro

Cantora de 83 anos está na unidade coronariana da Casa de Saúde São José.

Imagem: musicnonstop.uol.com.br

Na madrugada desta sexta-feira (26), a renomada cantora Nana Caymmi, de 83 anos, foi atendida na emergência da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo apuração da GloboNews, a artista sofreu um quadro de arritmia cardíaca e foi internada na Unidade Coronariana. Até o momento, não há previsão de alta.

Nana Caymmi, que estava afastada dos palcos, voltou a gravar este ano após um hiato de quatro anos. Em abril, o cantor e violonista Renato Braz a convidou para dividir com ele uma faixa do disco “Canário do Reino”, lançado este mês. O duo foi gravado na casa de Nana, com acompanhamento do pianista Cristóvão Bastos. Essa foi a primeira gravação da cantora desde o álbum “Nana, Tom, Vinicius”, lançado em 2020.

A arritmia cardíaca ocorre quando o ritmo dos batimentos do coração se desvia do normal, podendo ser acelerado (taquicardia) ou lento (bradicardia) demais. Os sintomas das arritmias variam de pessoa para pessoa, mas o mais frequente é a palpitação. Também podem provocar tonturas, falta de ar, mal-estar, sensação de peso no peito e fraqueza. “A arritmia faz o coração bater de forma descompassada e irregular, e isso aumenta o risco de AVC, conhecido popularmente como derrame,” explica o cardiologista José Carlos Moura Jorge. “Quando há fibrilação atrial, o sangue fica represado no átrio, na parte superior do coração, que leva o sangue aos ventrículos. Se ele fibrila, não consegue realizar a função de bombear esse sangue, que fica como que ‘empoçado’. As hemácias vão se juntando, formando coágulos que são bombeados pelo ventrículo e podem chegar ao cérebro,” descreve o especialista.