segunda-feira, 15 de julho de 2024

Jequitibá sofre com chuva e Prefeitura pede que população não sobrecarregue redes de drenagem

Em decorrência das chuvas que caíram sobre Jequitibá na tarde de segunda-feira (20/11), com uma precipitação acima da média, resultou um volume de água estimado em mais de 130 mm, conforme medição da Defesa Civil local através do pluviômetro manual. A principal Lagoa Pedro Saturnino, no centro da cidade, chegou a transbordar parcialmente.

Veja vídeo:

Em decorrência desse evento, a Prefeitura de Jequitibá comunica que, apesar das obras de drenagem, a quantidade de chuva registrada gerou transtornos significativos. “Cabe ressaltar que a Prefeitura, antecipando-se ao evento climático, promoveu a limpeza das drenagens e bocas de lobo, além de estar atualmente em processo de retirada de entulhos e materiais das mesmas”, consta na nota.

Sistemas de drenagem foram limpos em Jequitibá

A Defesa Civil Municipal informou ainda que as águas provenientes de telhados não devem ser direcionadas para a rede de esgoto, o que pode sobrecarregar da rede, que não está projetada para receber água de chuva.

“Outro fator que contribui para incidentes como o ocorrido é a presença de entulhos e areias deixados por particulares nas calçadas e vias públicas, uma vez que esses materiais também podem obstruir as drenagens. Portanto, a colaboração de todos na manutenção das áreas públicas é essencial para prevenir problemas relacionados a eventos climáticos extremos”, finaliza.