O jornalista Thyago Henrique, em matéria publicada no diariodocomercio.com.br, conta que a presidência da Iveco tem expectativa de que as vendas no mercado interno cresçam cerca de 14% para veículos pesados, que inclui caminhões e ônibus. Confira abaixo reportagem íntegra:
Em janeiro, o Iveco Group encerrou o lay-off aplicado a parte dos colaboradores e voltou a operar em dois turnos no maior complexo industrial do grupo no mundo, localizado na cidade de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais. Ao retomar os trabalhos com força total, a montadora pretende aumentar em 35% a produção de veículos comerciais e de passageiros neste ano.
O presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli, disse, em comunicado, que a fabricante começou as atividades na unidade mineira em um ano que promete ser de crescimento nos segmentos em que o grupo atua. “Nossa expectativa é que as vendas no mercado interno cresçam cerca de 14% para veículos pesados, que inclui caminhões e ônibus”, destacou.
Em 2023, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos da categoria pesada somaram 129 mil unidades, um recuo de 12% em relação a 2022. Já a produção, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), totalizou 2,3 milhões, uma queda de 37,5%, em razão dos custos mais elevados das novas tecnologias de controle de emissões, adotadas para atender a etapa P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Para 2024, contudo, a Anfavea está otimista. As projeções da entidade são de altas de 13,6% no emplacamento e de 32,1% na produção, o que vai de encontro às boas perspectivas da Iveco para Sete Lagoas. Cabe destacar que, na fábrica mineira, o grupo produz, além de caminhões, chassis de ônibus que atenderão o Caminho da Escola, programa do governo federal. Em novembro passado, a montadora ganhou uma concorrência para fornecer 7,1 mil unidades para o programa.
Mas a estratégia da marca para este ano também inclui outras frentes. De acordo com Querichelli, abrange o início da comercialização do portfólio verde, com veículos movidos a gás natural, biometano e eletricidade e a ampliação da disponibilidade do sistema de conectividade Iveco. Ainda abarca a expansão dos serviços, do pós-venda e da capilaridade da rede de atendimento.
Ajuste de estoques com lay-off e perspectivas de contratação para Sete Lagoas
No dia 30 de outubro, a Iveco suspendeu o contrato de alguns funcionários do complexo industrial mineiro para ajustar estoques e preservar empregos em um cenário desafiador à indústria de caminhões em 2023. Na época, a empresa não revelou quantos trabalhadores entraram em lay-off, porém, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Sete Lagoas havia dito que o regime foi aplicado em cerca de 830 pessoas.
Conforme o presidente do sindicato, Ernane Geraldo Dias, uma parte dos colaboradores retornou aos trabalhos no dia 15 de janeiro e outra turma voltou à fábrica uma semana depois. Segundo ele, com o ganho da licitação para o fornecimento de ônibus escolares, as perspectivas são positivas para 2024 e a Iveco já está com a intenção de contratar aproximadamente 230 novos funcionários em Sete Lagoas. A fabricante, porém, não quis comentar sobre este assunto.
Dias recorda que mesmo com o lay-off no exercício passado, as metas para participação de lucros e resultados (PLR) foram cumpridas e os pagamentos acordados ocorreram na sua integralidade. Além da Iveco, o sindicato tem outros motivos para estar confiante no ano, de acordo com o dirigente. “Estou muito otimista. As indústrias de autopeças em Sete Lagoas estão a pleno vapor, falando em contratações. Algumas empresas do setor guseiro, que não estavam tão bem no ano passado e desligaram fornos, estão falando em religar. Então, tomara que continue assim. Com o Carnaval sendo já no início de fevereiro, as coisas tendem a melhorar ainda mais”, enfatizou.