sábado, 20 de abril de 2024

Itabirito mandará seus jogos no Independência este ano, em 2025, possivelmente, na Arena Telê Santana | por Chico Maia

Em 2007, um ano após a sua morte Telê se tornou estátua, homenagem da cidade de Itabirito, por iniciativa da prefeitura. Alvo de vandalismo (teve a bola roubada), como ocorre em todo o Brasil com esculturas como essa, foi restaurada em 2021 (Foto: Prefeitura de Itabirito/Divulgação)
O Itabirito F. Clube no dia do acesso à primeira divisão. Primeiro time 100% Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Brasil, cujas 100% das ações pertencem a um único investidor, que é o empresário Maycon Pereira (Foto: Otávio Silva/FMF)

Caçula da primeira divisão mineira deste ano, o Itabirito F. Clube, vai mandar seus jogos no estádio Independência no campeonato que começa dia 24, quarta-feira. A estreia será em Governador Valadares, contra o Democrata Pantera, às 20h30. Mas, para 2025 o desejo é jogar em casa, diante da sua torcida, que tanto apoiou o time na terceira e segunda divisões em 2022 e 2023, no acanhado atual estádio da cidade, Dr. Alberto Woods Soares, conhecido como Campo do União.

Dentro do projeto de recuperação da infraestrutura e implantação do Centro Municipal de Esportes e Lazer, a prefeitura de Itabirito fez um acordo com o União Sport Clube, desapropriando o estádio de forma amigável, para uma reforma completa.

Terá a capacidade aumentada para 5 mil torcedores e ganhará o acréscimo do nome de Telê Santana, o filho mais ilustre de Itabirito, um dos treinadores mais emblemáticos do Brasil e do mundo, que nos deixou em 21 de abril de 2006, aos 74 anos.

A exemplo do Athletic de São João Del Rei, o Itabirito é uma SAF de sucesso, que foi criada em 2022 e chegou imediatamente à primeira divisão de Minas, conquistando o acesso em dois anos consecutivos.
Sustentado por empresas e patrocinadores privados, conta com a boa vontade do prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), do Secretário Municipal de Esportes, Raphael Rondow, e o apoio institucional e logístico da prefeitura.

O mascote do clube é o Gato do Mato, cuja apresentação foi feita durante a maior festa popular de Itabirito, a Julifest, em agosto de 2022. Na ocasião, o prefeito Orlando Caldeira pronunciou: “Apaixonemos pelo Gato. É uma projeção enorme que estamos fazendo, como São João del Rei fez com o Athletic, como o Tombense com Tombos, o América, com Teófilo Otoni

(Foto: sounoticia.com.br)
Secretário Municipal de Esportes, Raphael Rondow (esq.), prefeito Orlando Caldeira, e o procurador Alexandre Sampaio, representante do União, na solenidade de entrega das chaves do antigo estádio à Prefeitura de Itabirito, em 17 de agosto de 2023 – Foto: itabirito.mg.gov.br
Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3