quarta-feira, 17 de abril de 2024

Franz Beckenbauer contribuiu demais com a evolução do futebol, dentro e fora de campo | por Chico Maia

Mais um gigante do futebol que se vai: Franz Beckenbauer

Contribuiu demais com a evolução do futebol, como o zagueiro que era também meio campista e atacava, como técnico da seleção alemã, como vice-presidente da Federação deles e coordenador da candidatura e realização da Copa de 2006, a que mais apresentou novidades em termos de organização e marketing, depois da França.

Foto: twitter.com/UEFA

Os capitães de Cruzeiro e Bayern se cumprimentam antes do primeiro jogo da final da Copa Intercontinental de 1976, 2 a 0 para os alemães, em Munique: Wilson Piazza e Franz Beckenbauer, no dia 23 de novembro de 1976, sob os olhos do árbitro argentino Luis Pestarino, hoje com 95 anos de idade.

Foto: twitter.com/Cruzeiro

Nessa os times perfilados para os hinos momentos antes do jogo da volta, no Mineirão, 0 x 0 (Foto: twitter.com/Cruzeiro), com apito do árbitro inglês Patrick Partridge, que morreu em outubro de 2014, aos 81 anos.


Aos 78 anos de idade, ontem, mas só hoje a notícia foi dada pela família, que soltou uma nota curta e seca “É com profunda tristeza que informamos que meu marido e nosso pai Franz Beckenbauer faleceu pacificamente ontem cercado por sua família. Pedimos que possamos chorar em silêncio e que se abstenham de todas as perguntas.”

Em 2016, acusações, até hoje não comprovadas, do Ministério Público da Suíça, envolveram o nome dele em tramoias da candidatura alemã para se tornar a sede da Copa de 2006. Isso o abalou profundamente, com consequências em sua saúde.
Passou nos últimos anos por duas cirurgias cardíacas e ficou cego de um olho.

Ele teve muito trabalho para marcar Palhinha nas partidas decisivas contra o Cruzeiro – Foto: twitter.com/Cruzeiro

A União Europeia de Futebol prestou homenagem a ele em suas redes:
“Sua versatilidade incomparável, transições graciosas entre a defesa e o meio-campo, controle de bola impecável e estilo visionário remodelaram a forma como o futebol era jogado. O legado de Beckenbauer como um dos maiores nomes do futebol de todos os tempos é indiscutível…”
No site da Rádio Deutsche Welle, mais detalhes sobre o “Kaiser”


“Morreu Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão”
Franz Beckenbauer, lenda do futebol alemão, morreu no domingo (07.01), aos 78 anos, informou hoje a família do antigo jogador e treinador. “Uma perda para o futebol e para toda a Alemanha”, dizem dirigentes e amigos.

https://www.dw.com/pt-002/morreu-franz-beckenbauer-lenda-do-futebol-alem%C3%A3o/a-67921523

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3