quarta-feira, 17 de abril de 2024

FENAR 2023: Festival arrecadou mais de 20 toneladas em primeiro evento

Desde o dia 27 de outubro, o FENAR está nas ruas de Sete Lagoas com uma programação recheada de música, teatro, circos e bate-papo

O Grupo Diários de Monocicleta apresentam o espetáculo Labirinto/Foto: Divulgação

O FENAR 2023 Sete Lagoas (Festival Nacional de Arte de Rua) começou com uma demonstração notável de apoio do público durante seu final de semana de abertura, nos dias 27 e 28 de outubro. Mais de 20 toneladas de alimentos foram doados pelos espectadores que prestigiaram os shows de Leonardo e Elba Ramalho. Os alimentos arrecadados serão repassados a instituições assistenciais. Este gesto solidário marca o início de uma jornada cultural que, há cinco anos, no mês de novembro, transforma a cidade em um grande palco a céu aberto.

O FENAR 2023, que se estende até o dia 12 de novembro, oferece aproximadamente 30 atrações gratuitas para todas as idades. Entre elas, há espetáculos circenses, performances de dança, peças teatrais, exposições de arte, shows musicais, bate-papos sobre cultura, arte e diversidade, apresentação de grupo tradicional da cultura popular local, pintura em prédio, e muito mais.

O curador e produtor do FENAR, Alan Keller, compartilhou sua visão sobre o evento. “O FENAR é mais do que um simples festival, é um encontro de mentes criativas e um tributo à diversidade cultural do Brasil. Estamos honrados em proporcionar, com o apoio fundamental da Prefeitura de Sete Lagoas e da Cimento Nacional, um espaço para artistas de todo o país mostrarem seu talento. Esta jornada cultural é uma celebração das riquezas artísticas e humanas que o país tem a oferecer. Estamos empolgados para ver como essas conexões culturais vão enriquecer a cidade e todos os envolvidos”, disse.

A partir do dia 01 novembro, o Festival conta com duas apresentações circenses da Br Circus, de São Paulo, e do Grupo Diários de Monocicleta, de Belo Horizonte, com o espetáculo Labirinto, de dança e circo. A dança ganha destaque ainda com a performance de Erika Rosendo, de Santa Catarina, enquanto o teatro se faz presente por meio da Preqaria Cia de Teatro e do Grupo Carroça Teatral. O Coral Lírico de Minas Gerais conta com a abertura do Coral Dom Silvério.

Ainda na música, acontecem as apresentações do projeto Ser…Tão Brasil e do grupo Samba Gol. A Feirinha Acústica integra diversos tipos de arte e shows de talentos locais como El’s da Terra, Giba Campolina, The George’s Band e Josi Lopes. Além disso, a cidade ganha novas cores com a inauguração de uma pintura especial em homenagem ao saudoso humorista Zacarias, nascido em Sete Lagoas, realizada pelo artista e muralista Drin Cortes e com a exposição “Liberta”, do Coletivo Interiorizar, que conta histórias poderosas por meio de retratos gigantes de 17 fotógrafos.
A cultura urbana, presente em todas as edições do Festival, apresenta: Campeonato de Skate, Desafio de MCs e os shows dos MC Delau, de São Paulo, e MC Joca, do Rio de Janeiro. O FENAR 2023 oferece ainda uma série de bate-papos com discussões relevantes. “Caminhos do Passado – Diálogo sobre ancestralidade”, mediado por João Valadares, explora as raízes históricas da cultura. “Capoeira – jornada histórica e desafios”, mediado por Paulinho Godoy, oferece informações valiosas sobre essa arte brasileira. O tema “Folia e Pastorinhas – tradição, fé e cultura”, mediado por Peter Gonçalves, apresenta a Caravana de Reis São Vicente de Paula, além da conversa “Música e literatura”, com apresentação musical de Tom Nascimento.

O Festival Nacional de Arte de Rua é viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com o patrocínio da Cimento Nacional, além do apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e suas Secretarias Municipais que fazem o evento acontecer. A gestão é da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos e a realização do Governo de Minas Gerais.

Todos os eventos são gratuitos. A programação completa está no Instagram do Festival (@festivalnacionaldeartederua).

Anuncio #1
Anuncio #2
Anuncio #3