domingo, 23 de junho de 2024

Como escolher a sua Bike!

Rafael Santana (Breu)

Fala bikers!!!!

Desde o advento da Pandemia esse esporte que já era muito utilizado foi potencializado de forma exponencial numa busca incessante de apenas ter um algo mais pela saúde, porém, muitos começaram e não pararam mais.

Nesse cenário tivemos uma demanda muito alta de comercialização de bikers e infelizmente como houve muita procura os valores de bike aumentaram muito.

Contudo, nas trilhas e conversas com outros bikers muitos comentam que começaram a andar de bike e parou devido não ter encontrado a bike correta para seu tamanho e até mesmo um conforto maior,  o que o fez desestimular pelo esporte.

Vamos lá, nosso papel aqui nesse portal é compartilhar dicas, aprendizados para ajudar vocês a encontrar a bike perfeita, ou até mesmo trocar por uma melhor. Iremos compartilhar dicas essenciais para ajudar a você apaixonar por esse esporte que virou febre nos últimos 4 anos. Ao seguir as dicas, compartilhe com maior número de pessoas para ajudarmos as pessoas a terem uma qualidade de vida maior e via de consequência uma saúde em dia. Conte conosco, pois aqui em nossa página todos bikers terão voz ativa!!

MOUTAN BIKE DE CROSS-COUNTRY (XC)

Essa bike é a considerada entre os bikes a famosa MTB ou por alguns ‘’feijão’’, rs, conhecida pela sua versatilidade tanto no asfalto e estradas. Se você busca uma agitação  e desafio nesse mundo das bikes essa é a bike.

MOUTAIN BIKE DE TRAIL

A MTB de trilha também acontece na terra, e muito delas com bastante buracos, morros, pedras, mas ao contrário do cross country, os percursos costumam ser mais longos.

Segue a lista de algumas bikes interessantes para vocês analisarem:

Moutain Bike Enduro: Essa modalidade  reúne rodagens em trilhas, subidas e descidas  bem íngremes e técnicas,  por causa de alguns trechos, sem falar no nível físico e resistência que o biker necessita ter.

Moutain Bike de Downhill: Esse tipo de bike é simples, se você gosta de emoção, esporte radical e gosta de saltar, esse tipo de bike irá lhe proporcionar tudo isso em alta velocidade, porém, essa bike exige um nível de experiencia moderada, pois ao mesmo tempo que ela eleva o nível de adrenalina, é muito perigoso arriscar-se em fazer todo os saltos e pulos se você for iniciante. Interessante é sempre buscar parceiros para andar e ir lhe ensinando.

Moutain Bike Full: Essa bike é indicada para trilhas com muitas pedras, buracos grandes, raízes, descida inclinadas, por isso essa suspensão que está na foto traz melhor tração, onde leva um conforto para a bike em diversos terrenos. A diferença da FULL para   a DOWNHILL está nos modelos da suspensão, onde as rígidas têm apenas a suspensão dianteira, já a full tem as duas.

Contudo, o importante e ter um conhecimento prévio e claro do que você procura, pois agora você já conhece das modalidades do MTB. Dentro do que foi passado, você define o que mais combina com você, você quer uma bike apenas para passeio? Passeio e trilha? Apenas para saltar? E por aí vai.

Importante dizer que, quando você já vai decidido para comprar uma bike nova ou usada sabendo das modalidades facilita o entrosamento com as partes e também nivela a perspectiva do biker, pois ele saberá o que está comprando e para que serve, para não gastar seu suado dinheiro em vão e desmotivar por uma compra feita de forma incorreta.

Uma das dicas finais e muito valiosas é você estudar o tamanho e componentes das bikes, pelo motivo dito acima, você tem que saber o que você está comprando e aprender a manusear, pois em algum momento você precisará trocar pneus, coloca-los para continuar seu pedal, então, vamos lá com mais dicas valiosas para nossos leitores saberem cada função e peça da sua bike.

 Uma situação que ocorre muito em compras e vendas é o tamanho da bike a ser comprado, isso geralmente varia para cada cidadão, por isso deixarei aqui outra dica valiosa.

Bikers, é isso. Vamos em busca de uma saúde melhor com uma bike em mãos. Contem comigo, compartilhe com aquele amigo que quer comprar uma bike e está em dúvida em como comprar. Nos ajude a melhorar nosso blog com sugestões e dicas. Forte abraço.