Um novo programa de capacitação do Governo de Minas está oferecendo quase 43 mil vagas em cursos gratuitos voltados para os setores de cultura e turismo. O Cria.Forma é uma iniciativa que visa fortalecer e qualificar esses setores em todo o estado.
São 42.982 vagas disponíveis, sendo 30 mil em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Todas as formações são gratuitas.
O edital do programa “Rotas do Conhecimento”, realizado em conjunto com o IF Sul de Minas, oferece 2 mil vagas ainda para o segundo semestre deste ano, com cursos como Formatação e comercialização de roteiros, Marketing digital para o turismo e Inglês aplicado a serviços turísticos, com inscrições até o dia 28 de setembro. Para se inscrever, acesse este link.
Além disso, o programa também oferecerá vagas para cursos de Afroturismo e afromineiridades e de Como promover e incentivar a comercialização do seu destino turístico, com edital a ser lançado em outubro.
A diversidade dos cursos é ampla, incluindo capacitações para a formação de profissionais que atuarão diretamente com os turistas, como cursos de camareira e preparatórios para recepcionista de hotel.
Para participar, é necessário ter idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e residir em Minas Gerais. Todos os cursos são na modalidade Educação à Distância (EaD), com carga horária de 40 horas e com intérpretes de Libras, além de atendimento educacional especializado. A seleção dos candidatos será feita por sorteio eletrônico, conforme os critérios estabelecidos no edital.
As capacitações oferecidas incluem também cursos técnicos em Conservação e Restauro, ministrados pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). As inscrições para esses cursos estão abertas até 29 de setembro.
As oportunidades visam não apenas a qualificação dos profissionais, mas também a promoção do desenvolvimento socioeconômico nas diversas regiões do estado.
A formação é rápida, com no máximo 60 horas, mas os períodos de duração, bem como os prazos de inscrição e locais de aula, variam conforme o curso.