sábado, 22 de junho de 2024

Campanha Maio Amarelo 2024 em Sete Lagoas termina com ação nas escolas com apoio do SAMU Regional

Crianças foram conscientizadas de forma lúdica sobre como proceder no trânsito para evitar acidentes

As crianças entenderam bem o recado. “O sinal vermelho é pra parar. O verde é pra seguir. O vermelho é atenção”. “Precisa ter segurança”. “Não pode tirar o cinto de segurança”. “Tem que estar de cinto se não pode bater e acontecer alguma coisa”. Esses foram alguns depoimentos dados pelos alunos da Escola Municipal Márcio Paulino, na tarde da última sexta-feira, 24 de maio, durante uma apresentação do Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em parceria com o Samu Regional de Sete Lagoas.

A ação encerrou com chave de ouro uma série de atividades alusivas ao Maio Amarelo, mês de conscientização contra os acidentes de trânsito. Caracterizada de Transmorte, a personagem criada pela diretora de Educação no Trânsito Daniela Maia ensina tudo ao contrário. O objetivo é conscientizar, de forma lúdica, quem faz tudo errado no trânsito. “Essa é uma ação educativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para levarmos essa conscientização, de que a segurança no trânsito é necessária. A Transmorte deu o seu recado. Basta um vacilo que ela está esperando”, comentou.

Para a coordenadora de enfermagem do Samu Regional, Bruna Carvalho, as crianças podem ser as principais propagadoras de um trânsito mais seguro dentro de casa.

“Aproveitamos esse mês de conscientização e trazendo essas informações para dentro da escola. Acreditamos que nossas crianças e adolescentes são os principais propagadores e divulgadores das ações que podem levar benefícios à sociedade. Através desse trabalho que eles chegam em casa e explicam para seus responsáveis o que não se deve fazer no trânsito com o objetivo de evitar acidentes”, completou.

Entre as ações do Maio Amarelo no município, também fizeram parte entrevistas em programas de rádio, Blitz Educativa, palestras em escolas, Programa Auto Escola +, Programa Multa Legal, exposição de veículos oficiais da PMR e PRF e Transmorte, espetáculo teatral Daniévola em “se as placas falassem”, entre outras.        

ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas