sábado, 13 de julho de 2024

Banda sete-lagoana Congadar se apresenta em Diamantina nesta sexta-feira

Show será gratuito e faz parte das festividades do aniversário de 311 anos da cidade

Foto: Divulgação/Marcão Avellar

A cidade de Diamantina completou 311 anos nesta quarta-feira (6) e para comemorar a Prefeitura preparou uma intensa programação durante todo o mês de março. Entre as atrações, está o show da banda sete-lagoana Congadar nesta sexta-feira (8), às 21h, no Mercado Velho (Centro Cultural David Ribeiro).

Com produção de Luciana Mansur, o show está sendo realizado por meio do Fundo Estadual de Cultura, pelo Edital FEC 01/2023 – Afromineiridades. De acordo com a banda, a apresentação já passou por diversas cidades desde o lançamento do EP Morro das Três Cruzes, em julho de 2023, e traz músicas dos dois primeiros discos e do EP. Para quem não conhece, o Congadar mistura rock e blues com as toadas das tradições populares afromineiras como Congado, Moçambique, Folias e pontos das religiões de Matriz Africana.

“Tocar no Mercado Velho é um momento de encontrar com história de uma cultura, na qual estamos levando em honra da nossa ancestralidade. Vamos honrar a memória de cada Preto escravizado que nos deixou o legado manifesto nas mais diversas formas do Congado”, comenta Mestre Saúva, que é um dos vocais do grupo.

Confira a programação completa divulgada pela Prefeitura:

Por Ana Amélia Maciel