sábado, 13 de julho de 2024

Baixa procura por exame preventivo Papanicolau acende alerta em Matozinhos

O recado é da Prefeitura Municipal de Matozinhos:

– Atenção mulheres! O recado hoje é para aquela parcela da população feminina, que não está com o exame preventivo ou papanicolau em dia. Para quem fica adiando ou simplesmente negligenciando a realização desse exame é preciso saber que através dele, é possível identificar prováveis tumores, cistos, alterações hormonais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Crédito: Peter Dazeley

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a baixa procura para realização do preventivo nas unidades de saúde acende o alerta, pois a detecção precoce dessas doenças aumenta as chances de sucesso do tratamento e cura da paciente.

O exame é realizado gratuitamente nos postos de atendimento de Matozinhos, sendo necessário que a mulher siga algumas orientações para a coleta como: não estar menstruada (o recomendado é fazer o exame após 5 dias do término menstrual); além disso, deve ser evitado ter relação sexual nas últimas 24 horas e não é indicado também, usar duchas e medicamentos vaginais na data que antecede a realização do exame.

É válido destacar que, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Boa parte das lesões, que podem evoluir para o câncer de colo de útero, é causada pelo papilomavírus humano (HPV), um vírus sexualmente transmissível, capaz de ser evitado por meio do uso da camisinha.

Outra informação importante é que está disponível nas unidades de saúde a vacina contra o HPV, para meninas de 9 a 14 anos, caso ainda não tenham tomado.

“Se você é mulher e está com seu papanicolau atrasado procure a unidade de saúde de referência no seu bairro. Lembrando que o exame preventivo deve ser feito em todas as mulheres, que têm ou já tiveram relações sexuais e, que estão na faixa de 25 a 64 anos, segundo recomendação do Ministério da Saúde”, informou assessoria da Prefeitura de Matozinhos.4

O QUE É PAPANICOLAU?

Papanicolau é um exame ginecológico de citologia vertical, feito em mulheres a partir dos 25 anos que tenham vida sexual ativa. Recebeu esse nome por conta de seu criador e médico romeno Geórgios Papanicolau, pioneiro nos estudos sobre a citologia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência em mulheres e é o quarto causador de morte em mulheres no país.