terça-feira, 18 de junho de 2024

Bairro Santa Luzia recebeu a Exposição Legado durante o Festival Conexas 2023

As artes foram expostas na Praça Geni Raposo que contou com diversas outras atrações durante o fim de semana

Foto: Renata Ataíde

No último final de semana, a Praça Geni Raposo, no bairro Santa Luzia, também conhecido como Garimpo, se tornou um ponto de encontro tradicional e cenário de diversos eventos marcantes em Sete Lagoas, como a Exposição “Legado”.

“Legado” é uma colaboração inédita entre o artista Mestre Saúva e a fotógrafa Renata Ataide, ambos reconhecidos pelo compromisso em valorizar a cultura local por meio de seus trabalhos. A exposição é parte integrante da programação do Festival Conexas 2023, agora em seu sexto ano e liderado por Aline Nery e Tiago Pereira. 

Arquiteta Sylvia Letícia, fotógrafo Marcilio Camargos e o empresário Cezar Tameirão na Catira Fotográfica/Foto: Renata Ataíde

Transformando a praça em um palco de arte, cultura e celebração, a exposição trouxe à luz retratos de quatro notáveis nomes do bairro Garimpo – Senhor Manoel, Dona Nenzinha, Dona Marlene e Lobão – personalidades que são verdadeiros guardiões de tradições e símbolos culturais. Além disso, destacou a nova geração representada por Tati Preta, Bruno, Laisra e Izabela, jovens portadores da missão de preservar e inspirar, mantendo viva a rica herança que dá forma à comunidade.

“Esta exposição, impulsionada por projetos como o Festival Conexas, é a nossa homenagem à resistência da nossa comunidade no Garimpo. Recusamo-nos a ser definidos pelos desafios que enfrentamos, optando, em vez disso, destacar a beleza, a coragem e a essência humana”, afirma Mestre Saúva.

Por outro lado, a fotógrafa Renata Ataide trouxe sua perspectiva à exposição. “Legado” é um convite a explorar a profundidade do coração humano e a admirável resiliência que reside nele. É um tributo à magia que a comunidade do Garimpo tece, persiste e compartilha com o mundo.

A celebração foi além da exposição “Legado”. A Praça Geni Raposo foi palco de diversas apresentações musicais que cativaram o público durante os três dias do Festival Conexas. Artistas da própria comunidade, como Robinho Bim, Samba Gol e Dedey do Cavaco, brilharam no palco trazendo o ritmo e a energia do bairro Garimpo para a praça.

Além da música, o festival também ofereceu uma série de palestras sobre inovação e empreendedorismo. A exposição fotográfica do Coletivo Interiorizar “Garimpando Imagens”, apresentou 50 fotografias do bairro e se expandiu para uma Catira de Fotos, onde visitantes puderam interagir e negociar as imagens de maneira criativa.

No domingo, a tradicional Festa do Moçambique da Imaculada da Conceição, que todos os anos conta com a participação de diversas guardas de congo de Sete Lagoas e região, foi mais um acontecimento que animou as ruas do Garimpo, acrescentando uma rica variedade de influências culturais e tradições à celebração.

Foto: Renata Ataíde