sábado, 13 de julho de 2024

A Rota do Frango | por Chef Henrique Burd

A coluna Sublime Gula desta semana traz uma receita deliciosa e um panorama da Rota do Frango da IGR Grutas

Fotos: Divulgação

Nesta semana estive num papo delicioso com a presidente da Instância de Governança Regional Grutas, Mariela França, quando conversamos sobre uma série de ações que estão acontecendo em nossa região, que nos trarão, com certeza, um enorme salto de visibilidade e qualidade no que diz respeito a turismo e gastronomia.

Mariela nos contou que está em andamento um ambicioso projeto que deve alavancar o turismo e a divulgação de nossa gastronomia, chamado Rota do Frango. Segundo ela, a Rota do Frango é parte de um conjunto de ações envolvendo todas as instâncias de governo, que deve resgatar parte de nossas raízes culinárias.

A partir de uma grande pesquisa realizada pelo Senac-MG na região no entorno do Circuito das Grutas, buscou-se identificar qual ou quais os produtos mais presentes, em termos de criação de animais (pecuária) e de agricultura.

Esta pesquisa trouxe a valiosa informação de que, nos 15 municípios pesquisados a principal criação é o Frango. 

Não é de se espantar, uma vez que este faz parte do nosso dia a dia, com várias preparações que nos fazem viajar nas lembranças de momentos marcantes, tanto dos nascidos aqui nas Minas Gerais quanto dos que aqui se instalam e, mais ainda, dos que nos visitam, degustando pratos emblemáticos como o Frango com Quiabo, Frango ao Molho Pardo, Linguiça de Frango e uma série de outras receitas maravilhosas. 

O projeto é resultado de entrevistas realizadas com 88 pessoas, muitos minutos de áudios, fotos e bastante tempo em campo, com a missão de fortalecer a gastronomia local e incrementar o turismo, trazendo muito mais recursos aos municípios participantes.

Um total de 38 restaurantes devem participar do projeto, tendo acesso a treinamentos, oferecidos pelo Senac-MG, com implementação de fichas técnicas e adequação de processos, padronizando seus pratos, englobando não só o pessoal de cozinha (Chefs e cozinheiro(a)s) mas também garçons e pessoal de receptividade, visando a excelência na prestação de serviços aos clientes locais e visitantes.

Também devem acontecer treinamentos para o pessoal do ramo de hotelaria destes municípios, incluindo todo o atendimento a clientes.

A ideia central, diz Mariela, “é que tenhamos serviços que levem o visitante a ser muito bem tratado e receber o que temos de melhor, deixando a vontade de voltar em breve dentro de cada um”.

É um verdadeiro projeto de resgate das nossas raízes e tradições, dando visibilidade ao que mais sabemos fazer que é receber bem e com a melhor gastronomia do Brasil, título este recém concedido a Minas Gerais com base em pesquisa da equipe do “Guia Viajar Melhor”, em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados, sendo o destino mais citado pelos viajantes.

Terminamos nosso papo com certeza ainda teremos muito o que falar da Rota do Frango e deixando em mim, a vontade de ir pra cozinha preparar uma saborosa receita com frango.

Resolvi trazer pra vocês uma preparação simples mas cheia de sabor, bem prática e que pode tranquilamente se transformar numa daquelas receitas coringa: O Frango Suculento.

Henrique Burd
Cozinheiro profissional, Chef do Ateliê da Cozinha e membro da Federação Italiana de Cozinheiros, Especialista na fusão dos sabores mineiros com a gastronomia internacional.
Veja mais das artes e atividades do Chef nas redes @chefhenriqueburd e no site www.ateliedacozinha.com.br.