A visitação ao Parque Nacional da Serra do Cipó, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi retomada neste sábado (6 de julho), após cinco dias de greve dos servidores. A abertura dos portões foi informada na página oficial do parque. Segundo a nota, uma decisão judicial determinou o retorno das atividades.
Os servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Cema) e do Plano Especial de Cargos do Ministério do Meio Ambiente (Pecma) estavam em greve desde segunda-feira (1º de julho). Durante esse período, apenas os serviços essenciais, como o combate a incêndios, foram mantidos. Mesmo com a retomada das visitações, a categoria alega que o parque ainda não está seguro para turistas.
“É importante saberem que, infelizmente, a estrutura do parque ainda permanece em condições precárias de atendimento ao público e de trabalho”, diz o comunicado. “A mobilização dos servidores tem por objetivo melhorias na carreira e nas condições de trabalho dos servidores, e a melhoria das condições de atendimento dos nossos visitantes. Apoie este movimento”, continua.
Visitação ao Parque
O Parque da Serra do Cipó está aberto à visitação todos os dias. Os atrativos disponíveis são:
- Portaria Areias: Cachoeira da Farofa, Capão dos Palmitos, Cânion das Bandeirinhas, Circuito das Lagoas, Mirante do Bem
- Base do Alto Palácio: Cachoeira Congonhas e Travessão
Horários de funcionamento:
- Entrada: 8h às 14h
- Saída: até 17h
- Limite de Visitantes: 150 por dia, com entrada por ordem de chegada, sem sistema de agendamento prévio
Atualmente, a entrada no parque é gratuita, pois a cobrança de ingressos está temporariamente suspensa.