Na última segunda-feira, 20 de maio, as 17 escolas participantes do processo de eleição dos novos vereadores do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sete Lagoas elegeram seus candidatos. Após o período de cadastro das escolas interessadas – em um processo aberto e democrático – os jovens parlamentares assumem em agosto.
Criado em 2018, o processo evoluiu e contou com debate entre os candidatos, propaganda eleitoral nas unidades de ensino e, por fim, a utilização de urnas eletrônicas. A iniciativa foi da atual Mesa Diretora da Câmara de Sete Lagoas. Um termo de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) garantiu o uso de urnas nas eleições.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, ressaltou que se trata de um momento histórico em Sete Lagoas quando o assunto é a inserção do jovem na política. Mais de mil jovens participaram diretamente do processo eleitoral nas escolas:
“Trata-se de um dia histórico e que precisa ser comemorado. Conseguimos agregar valor ao projeto do Parlamento Jovem, incorporando as urnas eletrônicas ao processo eleitoral, o que envolveu mais de mil jovens. Foram eleitos os jovens vereadores para o mandato de agosto de 2024 a agosto de 2025. Isso é muito importante porque despertamos a consciência crítica e promovemos um debate democrático, amplo e franco entre os candidatos, proporcionando a opção de escolha, semelhante à eleição de deputados, vereadores, governadores e outros cargos. Esse avanço enaltece o processo político e a direção da Câmara Municipal. Por isso, essa evolução é fundamental para o Parlamento Jovem”, destacou Caio Valace.
O número de votos poderá ser consultado na Escola do Legislativo, visto que a ideia é promover a democracia e – só de participarem, todos estudantes e envolvidos são vitoriosos. O próximo Parlamento Jovem, que assume em agosto deste ano, terá nove mulheres e oito homens.
Confira os eleitos por escola:
- Colégio Anglo – Mariana Vasconcelos
- Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes – Ana Cristina Morais
- Escola Dr. Avelar – Davi Teixeira
- Colégio Batista Mineiro – Henrique Chamom
- Colégio Franciscano Regina Pacis – Gustavo Abreu
- Colégio Professor Roberto Herbster Gusmão – Moíses Barbosa
- Escola Estadual Edite Furst – Pedro Guimarães
- Colégio Alpha – Luiz Henrique Viana
- Escola Estadual Olinto Alvim – Lavinia Rocha
- Escola Estadual Cândido Azeredo – Iasmim Gonzaga
- Colégio Caetano – Zara Chaves
- Escola Estadual José Evangelista – Bruna Dias
- Colégio Promove – Victor Godinho
- Escola Estadual Maurilo de Jesus Peixoto – Laura Cassimiro
- Escola Estadual Zico Paiva – Pedro Fernandes
- Escola Estadual João Fernandino – Analice Oliveira
- Instituto Alice Maciel – Eduarda Pereira