Via Cristais assina contrato de concessão da BR-040 entre BH e Cristalina (GO); pedágio começa a ser cobrado em 10/03

Valor da Praça Capim Branco, bem próxima à Sete Lagoas, será de R$ 16.94; na de Curvelo, R$ 12,79. Cobrança passa a valer a partir do dia 10 de março

Praça de Pedágio Capim Branco, na BR-040. Crédito: Divulgação Via 040

A concessionária Via Cristais assinou, nesta terça-feira (10 de fevereiro), o contrato de concessão da BR-040, no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), sentido Brasília. A empresa assumirá o controle da rodovia em 10 de março, após um período de transição de um mês.

De acordo com o projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o trecho contará com sete praças de pedágio entre as duas cidades. Com base nos valores previstos no plano da agência e no desconto de 14,32% oferecido pela empresa durante o leilão, a tarifa total para os 594 km do percurso poderia chegar a R$ 79,19, com um valor médio de R$ 11,31 por praça.

Entretanto, a ANTT destaca que os valores iniciais do pedágio, bem como as tarifas diferenciadas por tipo de veículo, ainda serão divulgados pela concessionária. “Os cálculos finais serão apresentados após a vistoria e antes do início da cobrança”, informou a agência em nota. A ANTT também reforçou que os valores podem sofrer ajustes devido à inflação e outros fatores econômicos desde a elaboração do plano inicial.

A Via Cristais confirmou que os valores definitivos seguirão o estipulado no edital e serão atualizados com base na inflação oficial no momento em que a empresa assumir a operação do trecho. “As tarifas definidas pelo Poder Concedente estão alinhadas com o plano de investimentos obrigatórios da concessionária. A tabela de tarifas por praça será amplamente divulgada à população antes do início da operação”, informou a empresa em nota.

Confira a tabela inicial da ANTT, com os valores estimados antes da aplicação do desconto do leilão e dos cálculos da concessionária:

Investimentos e melhorias na rodovia

Ao longo dos 30 anos de concessão, a Via Cristais e a ANTT preveem um investimento de R$ 12 bilhões em obras de restauração, ampliação da malha viária e implantação de novas tecnologias para garantir melhor qualidade dos serviços aos usuários.

Ações previstas nos primeiros 100 dias

Nos primeiros 100 dias de concessão, a Via Cristais executará ações emergenciais para melhorar as condições da rodovia. Entre as medidas planejadas, estão:

  • Revitalização da sinalização (horizontal e vertical);
  • Reparos na drenagem e recapeamento do asfalto;
  • Correção de mais de 1.000 buracos na pista;
  • Modernização dos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), torres de telecomunicações e praças de pedágio;
  • Melhoria na limpeza das rodovias, com foco na visibilidade e na segurança dos motoristas.

Além dessas ações imediatas, a Via Cristais também desenvolve um plano de investimentos de longo prazo para modernizar e expandir a rodovia. O projeto prevê:

  • Duplicação de 10 km de pista;
  • 168 km de faixas adicionais em vias duplas;
  • 174 km de melhorias em vias simples;
  • 61 km de construção de estradas marginais.

As obras terão início em março e incluirão pavimentação, sinalização, drenagem, taludes e pontes.

Impacto econômico e modernização do transporte

O governo federal estima que a concessão da Rota dos Cristais trará um impacto positivo significativo para a infraestrutura rodoviária e o desenvolvimento econômico da região. O projeto prevê beneficiar diretamente mais de 4,2 milhões de pessoas, melhorando a segurança viária, a qualidade de vida e reduzindo custos para motoristas que utilizam a rodovia regularmente.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o projeto representa um marco para a modernização do transporte rodoviário brasileiro. “A concessão da BR-040 terá um papel essencial na interligação entre o Centro-Oeste e Minas Gerais, estimulando a economia e melhorando a mobilidade no país”, destacou.