Presença das quatro parlamentares num mesmo evento promete ser um marco para a política sete-lagoana
As quatro vereadoras de Sete Lagoas se pronunciaram sobre o 1º Seminário da Mulher Sete-lagoana e Região na edição da última sexta-feira (1º) do telejornal produzido pela TV Câmara. Marli Barbosa, Carol Canabrava, Heloísa Frois e Silvia Regina confirmaram suas presenças, o que promete ser um marco ter as quatro parlamentares num mesmo evento.
Para Priscila Horta, diretora do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, promotor do evento, “as mulheres precisam sentar à mesma mesa para discutir demandas comuns. A disputa política é menor do que os anseios de uma sociedade composta por mais de cinquenta por cento de mulheres”.
Heloísa Frois afirma que “o seminário se torna muito importante porque a gente tem que comunicar às mulheres todos os seus direitos, todos os seus deveres em relação a nossa Constituição Federal. Infelizmente, nós mulheres ainda temos muitos dos nossos direitos desrespeitados na sociedade em geral. Então, a gente tem que trazer o conhecimento do maior número possível de mulheres quais são os seus deveres, quais são os seus direitos e habilitá-las também a exigir que os seus direitos sejam cumpridos”.
“A gente sabe que uma das maiores conquistas que a mulher ainda precisa avançar é o respeito, é o espaço, é ter força. Então, todas as vezes que a gente tem momentos como esse, a gente amplia o nosso espaço em poder debater os assuntos que são tão importantes para a pauta da mulher”, ressalta Carol Canabrava.
Para Silvia Regina, “nós somos empoderadas, o lugar da gente é onde a gente quer estar. Então eu prego muito isso pras minhas minhas amigas e para todas as mulheres sete-lagoanas que o lugar da gente é onde a gente quer estar e não onde os outros escolhem pra gente. Nós somos mulheres de opinião, opinião formada, opinião firme e há aquelas também que precisam de um apoio, que não conseguem expressar o que sentem, muitas vezes são coagidas pelos companheiros ou pela família e não conseguem se expressar. E esse seminário tem tudo isso e mais um pouco para que a gente possa se comunicar, entender cada caso e assim poder encaminhar aos órgãos competentes”.
“É muito importante ouvir as mulheres. É essencial a participação de todas nesse seminário. Quero parabenizar a Câmara Municipal por estar dando esse passo à frente em relação às conquistas das mulheres. E eu como representante feminina aqui da Câmara, fico lisonjeada em poder estar participando e também contribuindo para melhoria em relação às políticas públicas referentes às mulheres. Venham todas participar! A sua participação é muito importante para que esse evento seja produtivo e que possamos colocar em prática todas as demandas que serão ouvidas”, comenta Marli Barbosa.
O seminário será realizado nos dias 4 e 5 de março no plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas.
Por Ana Amélia Maciel