Venha botar seu Bloco na Rua! Audiência pública discute projeto que limita manifestações culturais em Sete Lagoas

Blocos prometem comparecer no plenário da Câmara Municipal

No próximo dia 30 de junho, segunda-feira, às 19 horas, acontece na Câmara Municipal de Sete Lagoas uma audiência pública de grande importância para a comunidade cultural da cidade. Convocada pelo presidente da Câmara Ivan Luiz, e solicitada pela Liga Setelagoana de Blocos Carnavalescos, a reunião tem como pauta o Projeto de Lei 245/2025, que “proíbe a passagem de blocos de carnaval em frente às igrejas católicas e evangélicas/protestantes no município de Sete Lagoas”.


Por Priscila Horta

A proposta foi apresentada pelo vereador Ivson Gomes de Castro (PL), atualmente em seu segundo mandato. Ele tem direcionado seus esforços parlamentares principalmente para duas frentes: a fiscalização do poder executivo e a pauta de costumes. Projetos que visam controlar o comportamento da sociedade são recorrentes em sua atuação e, em 2025, têm ganhado força. Entre eles, há iniciativas controversas, que buscam impor limites ao corpo e à expressão de diferentes grupos sociais.

O projeto em discussão, além de representar um cerceamento à liberdade cultural, fere diretamente a Constituição Brasileira. O carnaval é um dos principais Patrimônios Culturais do Brasil, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Estão sob a salvaguarda do IPHAN manifestações como o Frevo, o Maracatu Nação, o Maracatu de Baque Solto, as Matrizes do Samba e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano — todas com forte presença nas ruas, nos blocos e nos trios elétricos, expressando a alma e a identidade do povo brasileiro.

Além disso, o projeto levanta outras questões inconstitucionais. Proibir a passagem de blocos apenas em frente a igrejas pode configurar violação à liberdade de expressão, ferir o princípio da laicidade do Estado — que garante igualdade entre todas as religiões e crenças — e ainda criar um perigoso precedente para a restrição de outras manifestações culturais em espaços públicos. É um claro risco de cerceamento de direitos fundamentais.

Por isso, com grande preocupação e um forte senso de responsabilidade com a cultura popular, venho aqui convidar toda a população a “botar seu bloco na rua” no dia 30 de junho, às 19 horas, na Câmara Municipal. Vamos nos unir, com alegria e resistência, para defender o direito à livre manifestação cultural de nosso povo e dizer não ao avanço de projetos que atentam contra a diversidade, a liberdade e a arte. A Liga Setelagoana de Blocos Carnavalescos é formada pelos blocos Axé Saudade, Mocidade Alegre, Virgens do Boa Vista, Pé Inchado, Sacanin, Poderosas, Piratas do Samba, Estrondosa Bateria do Sagah, Tá On e Cercadinho.